A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) está iluminada com a cor verde até o dia 31 de maio, em apoio à mobilização nacional 24 horas pelo Glaucoma. A ação faz parte de uma campanha de conscientização sobre o glaucoma — principal causa de cegueira irreversível no mundo — e visa alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Estima-se que entre 1% e 2% das pessoas com mais de 40 anos sejam afetadas globalmente, o que representa cerca de 3 milhões de casos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), em parceria com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), a campanha busca destacar a necessidade do monitoramento da pressão intraocular (PIO) como forma eficaz de prevenção. “Compreender esse valor e observar suas variações pode ser determinante na prevenção de danos permanentes à visão”, alerta o vice-presidente da SBG, Roberto Murad Vessani.
Segundo o especialista, o glaucoma é uma doença silenciosa que não apresenta sintomas em sua fase inicial. “Quando o paciente nota a perda de campo visual, muitas fibras do nervo óptico já foram comprometidas. A melhor estratégia é agir preventivamente, realizando consultas oftalmológicas regulares para o monitoramento da pressão ocular e do fundo do olho”, orienta Vessani.
Glaucoma: causas, sintomas e prevenção
O glaucoma é provocado pelo aumento da pressão intraocular e, se não tratado a tempo, pode causar lesões no nervo óptico, levando à cegueira irreversível. A doença costuma evoluir de forma lenta e assintomática, sendo detectada geralmente em estágios avançados, quando a pessoa começa a perder a visão periférica, mantendo apenas a visão central.
Diversos fatores aumentam o risco de desenvolver glaucoma, entre eles:
- Idade acima de 40 anos
- Histórico familiar da doença
- Hipertensão arterial
- Diabetes
- Miopia severa
- Raça negra
A principal forma de prevenção é realizar exames oftalmológicos regulares, especialmente em grupos de risco, permitindo a detecção precoce da condição.
Campanha “24h pelo Glaucoma” será em 24 de maio
A maratona 24 horas pelo Glaucoma ocorre no dia 24 de maio e pode ser acompanhada online, pelo canal oficial no YouTube e pelo site da campanha: www.24hpeloglaucoma.com.br. A programação abordará temas como:
- Causas e fatores de risco
- Tipos de glaucoma
- Sintomas e diagnóstico precoce
- Tratamentos disponíveis (colírios, laser e cirurgia)
A campanha acontece anualmente em maio, mês em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, no dia 26.
Abril Marrom reforça cuidados com a visão no Paraná
No Paraná, o mês de abril é marcado pela campanha Abril Marrom, instituída pela Lei nº 19.097/2017, com foco na prevenção, combate e reabilitação das diversas formas de cegueira, incluindo o glaucoma. Durante o mês, hospitais, associações de pacientes, entidades médicas e órgãos públicos promovem ações educativas sobre a saúde ocular.
A iniciativa foi proposta pelos ex-deputados Dr. Batista e Schiavinato, e abril foi escolhido por ser o mês de nascimento de José Álvares de Azevedo (08 de abril de 1834), responsável por introduzir o alfabeto Braille no Brasil. A cor marrom, símbolo da campanha, representa a tonalidade de íris mais comum entre os brasileiros.
Comentários estão fechados.