A Assembleia Itinerante, projeto criado pela Mesa Executiva do Poder Legislativo do Paraná para ouvir as demandas da sociedade nos principais municípios, já registrou mais de quatro mil sugestões e reivindicações desde sua implantação no ano passado. Em 2023, as sessões especiais foram realizadas nas cidades de Arapongas, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba e Paranavaí, além de Umuarama, Londrina e Maringá. No ano passado, o projeto passou por Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos.
Durante os encontros, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), o primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e deputados estaduais das regiões participantes recebem representantes de entidades do agronegócio, classes sociais e membros da sociedade civil organizada. As principais sugestões da região são compiladas em documentos entregues à Assembleia.
Os eventos também contam com a presença de representantes do governo do Estado, prefeitos, vereadores, lideranças políticas e representantes da sociedade civil. Durante a instalação da Assembleia em um município, a população pode visitar os deputados em um estande do Poder Legislativo para se informar sobre as ações desenvolvidas, fazer propostas e sugerir iniciativas. Informativos sobre as atividades legislativas são distribuídos ao longo do evento.
O presidente Ademar Traiano destacou a importância da interiorização do Legislativo. “A interiorização é um aprendizado permanente. As pessoas têm o interesse de conhecer o Poder Legislativo. Por isso, tomamos a decisão de interiorizar a Assembleia, para que as pessoas possam ter esse contato. A Casa está orgulhosa de democratizar e abrir as portas do Poder Legislativo para a comunidade,” disse.
O primeiro-secretário Alexandre Curi reforçou que as reivindicações são analisadas e muitas já resultaram em ações práticas. “Algumas delas já se tornaram ações práticas. Há projetos de lei tramitando na Casa com sugestões apresentadas na Assembleia Itinerante e diversas indicações ao Governo do Estado sobre obras ou melhorias solicitadas pela população. É para ouvir e atender demandas das prefeituras, da sociedade organizada ou de qualquer cidadão que estamos percorrendo o Paraná, levando a Assembleia para onde o povo está,” frisou.
LEIA MAIS
Demandas Regionais
Arapongas
As principais demandas envolvem obras de infraestrutura, saúde e educação, incluindo a reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde, a construção de um Colégio Estadual e a implementação de uma Unidade da Polícia Científica.
Francisco Beltrão
Entre as reivindicações estão a viabilização do Aeroporto Regional do Sudoeste, a revitalização de rodovias e a ampliação de hospitais, como o Hospital Intermunicipal e o Hospital Regional do Sudoeste Dr. Walter Alberto Pécoits.
Telêmaco Borba
As solicitações incluem a implementação de um Centro de Atendimento Especializado para crianças com necessidades especiais, a ampliação da oferta de cursos superiores e a construção de colégios estaduais.
Paranavaí
As demandas focam em melhorias na infraestrutura, educação e turismo, como a duplicação de rodovias, a construção de uma ponte sobre o Rio Paraná, incentivos à industrialização e a reativação da Agência da Receita Estadual.
A Assembleia Itinerante continuará percorrendo os grandes municípios do Estado, criando um canal direto entre a sociedade e o Legislativo. Este projeto inovador e inclusivo assegura transparência e participação cidadã, promovendo sessões especiais e reuniões com lideranças locais e regionais.
Comentários estão fechados.