Assembleia Itinerante reúne demandas durante a ExpoFazenda

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu nesta quinta-feira (25), em Fazenda Rio Grande, a 30ª edição da Assembleia Itinerante, programa que leva o Legislativo estadual para o Interior. O encontro aconteceu durante a 4ª ExpoFazenda e reuniu representantes de entidades locais que apresentaram demandas nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, segurança pública e desenvolvimento social e econômico.

O presidente da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou a relevância da iniciativa.

“Já estamos prestando contas do trabalho feito em parceria da Assembleia e do Governo do Paraná. São obras importantes que saíram do papel depois das sessões itinerantes. São investimentos como uma simples quadra coberta na escola em Santo Antônio da Platina, assim como uma grande obra de infraestrutura de Fazenda com a nova alça e os novos viadutos com o investimento de mais de R$ 100 milhões. Esse é o nosso objetivo. Quem sabe o que é melhor para a cidade é quem mora nela”, afirmou.

Infraestrutura e desenvolvimento urbano

O PROFAZ (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Fazenda Rio Grande) apresentou uma série de propostas para impulsionar o crescimento urbano e logístico. Entre elas estão intervenções na BR-116, como transposições para retorno, pavimentação de avenidas marginais, criação de uma perimetral interbairros e desvio do tráfego pesado do centro urbano.

Também foram solicitados a extensão da Linha Verde, implantação de ciclovias, melhorias na linha férrea e investimentos em infraestrutura social, incluindo novas creches, ensino técnico profissionalizante, parque tecnológico, batalhão da Polícia Militar e centro de eventos. A lista inclui ainda fortalecimento da transmissão de energia, expansão do 5G, criação de centro de monitoramento inteligente e elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento urbano até 2040.

Saúde e inclusão social

O Reduto de Apoio à Saúde Mental sugeriu a implantação de um Projeto de Conscientização em Saúde Mental nas escolas municipais, com capacitação de professores, alunos e famílias para identificar sinais de adoecimento psicológico.

A APAE de Fazenda Rio Grande reforçou a necessidade de ampliar a estrutura de atendimento, pedindo a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica e a contratação de profissionais de psicologia, assistência social e educação.

Já a AFAPE (Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Esquizofrenia) solicitou a criação de um Caps Infantil 24 horas, a expansão da rede com especialistas como neuropediatras e psiquiatras, além de campanhas de combate ao estigma e apoio para a construção de uma sede própria. A entidade registrou mais de 1.500 atendimentos no primeiro semestre de 2025.

Reivindicações do poder público local

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande apresentou pedidos voltados à saúde, educação, segurança pública, esporte, cultura e infraestrutura. Entre as prioridades estão investimentos em atenção básica, média e alta complexidade, construção e reforma de escolas, laboratórios de informática, videomonitoramento, novas viaturas, além da ampliação dos CRAS e CREAS.

Na área de mobilidade urbana, o município cobra recursos para pavimentação, modernização da iluminação pública e obras de acessibilidade.

A Câmara Municipal reforçou demandas específicas, como a construção de uma ponte ligando a cidade ao bairro Caximba (Curitiba), ampliação dos serviços no Hospital Nossa Senhora Aparecida (com coleta de sangue e ressonância magnética), construção de uma praça no bairro Santa Terezinha, rede de esgoto no bairro Estado, aquisição de veículos, criação de um Complexo Social Cidade do Idoso, implantação de um novo colégio estadual, além de uma van para a Secretaria de Educação e um consultório odontológico móvel.