Assembleia Itinerante reúne lideranças em Maringá

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou nesta quinta-feira (15), em Maringá, a 22ª edição da Assembleia Itinerante, projeto de interiorização da Casa de Leis que já coletou mais de 5 mil sugestões da população paranaense desde sua criação em 2023. A sessão especial foi realizada no auditório da ExpoIngá e contou com a presença de autoridades estaduais, regionais e locais, além de representantes da sociedade civil.

O presidente da Assembleia, Alexandre Curi (PSD), destacou que o projeto reforça a conexão entre o Legislativo e a população. “Somos a única Assembleia do Brasil que devolve quase metade do seu orçamento ao Executivo. Essa iniciativa representa nosso protagonismo em ouvir o povo e avançar com o Paraná”, afirmou.

A deputada Maria Victoria (PP), segunda-secretária da Casa, também elogiou a Assembleia Itinerante e ressaltou o reconhecimento internacional do projeto, que será premiado na Universidade de Sorbonne, na França.

Durante o evento, parlamentares reforçaram o compromisso com as demandas locais. Evandro Araújo (PSD) citou obras como o contorno sul; Delegado Jacovós (PL) destacou o trabalho das entidades homenageadas; e Arilson Chiorato (PT) pontuou a união de forças políticas pelo bem comum. Já Luis Corti (PSB) exaltou a força do agronegócio paranaense representada na ExpoIngá.

A presidente da Câmara de Maringá, Majô Capdeboscq, afirmou que a Assembleia Itinerante é fonte de inspiração para o Legislativo municipal, que também busca aproximação com a população. Maria Iraclezia, presidente da Sociedade Rural de Maringá, ressaltou o caráter democrático do evento.

A ex-governadora Cida Borghetti e o prefeito de Maringá, Silvio Barros, também participaram. Barros agradeceu o apoio da Assembleia e sugeriu que os deputados concedam emendas como presente de aniversário para a cidade.

Homenagens marcam a sessão da Assembleia Itinerante

Durante a sessão, diversos deputados prestaram homenagens a personalidades, entidades e instituições que contribuem com o desenvolvimento da região e do Estado.

Homenagens

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), homenageou as seguintes personalidades: Luiz Lourenço, presidente do conselho de administração da Cocamar; o empresário Jefferson Nogaroli; o empresário e agricultor Vicente Romagnole e o empresário Alvaro José Romagnolli.

O deputado Anibelli Neto homenageou o ex-prefeito de Mandaguari, Ari Eduardo Stroher; Dona Edite (Eduvirgem Bekendorf Silva), ex-primeira de Munhoz de Mello; José Benatti, ex-prefeito de Nova Esperança e Milton Muzulon, ex-prefeito de São Jorge do Ivaí; ex-prefeito de Atalaia, Nilson Aparecido Martins.

Já o deputado Arilson Chiorato prestou sua reverência à Associação Maria do Ingá Direitos da Mulher; José Francisco Rosa, presidente do partido dos trabalhadores de Santa Fé; José Jarbas Fardin, professor; Promec (Proteção ao Menor Carente de Sarandi); Rômulo Ceccon, ex-prefeito de Mandaguaçu.

O deputado Delegado Jacovós (PL) honrou a Associação de Mães Especiais Sol da Manhã; a Associação Maringá Apoiando a Recuperação de Vidas (Marev); a Associação Maringaense dos Autistas (Ama); Casa Assistencial Bezerra de Menezes (Cabem); Liga municipal de futebol amador de Maringá – Liga Desportiva de Maringá; Tarcísio José Hillesheim, guarda municipal; Ederson Anselmo (Edinho), gestor e Claudio Coelho Adamuccio, diretor-presidente do Grupo G10 e da Transpanorama Transportes.

Os escolhidos do deputado Denian Couto (Podemos) foram: Alex Santos, ex-atleta da seleção japonesa e proprietário do Galo Maringá; Cezar Couto, empresário; João Carlos Silveira, ex-grão mestre da Grande Loja Paraná; Solange Munhoz, reitora Unicesumar; Tiago Valênciano, cientista político e secretário de cultura de Maringá; Victor Hugo Corrêa, repórter;

Dr. Leonidas (CDN) homenageou o Grupo Feminino de Apoio Cristão (Gfac); Hospital Memorial Uningá; Paulo Henrique Vital, empresário; Unimed Maringá e Universidade Estadual de Maringá.

Já o deputado Evandro Araújo (PSD) escolheu Cacilda Veronesi Jaloto dos Santos, professora; Cristiane Quitéria Lopes Tazinafo, empreendedora social; Dra. Elisabete Mitiko Kobayashi, médica; professor Antônio Augusto Assis.

A primeira vice-presidente da Assembleia, deputada Flavia Francischini (União), dedicou suas homenagens a Alexandre Discioli; Ângelo Lima, médico; Instituto Maringaense de Autismo; José Gomes Ferreira, empresário; Lindolfo Luiz Silva Junior, comunicador; Maria Lígia de Siqueira Ferreira Martins Guedes, jornalista; Nelson Franco Júnior, empresário; Terezinha Beraldo Pereira, presidente do conselho dos direitos das mulheres de Maringá.

O deputado Goura (PDT) homenageou a Associação de Terapia e Harmonia Canábica (Semear); Gislaine Gonçalves, fundadora da casa Mariabás; Leonna Moriale, ativista travesti; Maria Glória Poltronieri Borges (Magó), in memorian, artista e o Vaca Louca Café.

Os escolhidos do deputado Jairo Tamura (PL) foram: Associação Casa Autista de Floresta; Associação Cultural e Esportiva de Maringá; Associação Maringaense dos Engenheiros Agrônomos; Centro Universitário Cidade Verde (Unicv); Igreja Evangélica Missionária Só o Senhor É Deus.

Os homenageados pelo deputado Luis Corti (PSB) foram: Claudinei Calori de Souza, ativista político; Douglas Fabrício, prefeito de Campo Mourão; Edenilson Aparecido Miliossi, ex-prefeito de Barbosa Ferraz; Elislaine Silva, ex-vereador de Santa Fé; Paulo Brito, funcionário público.

Luiz Claudio Romanelli (PSD) escolheu as seguintes personalidades: Antonio Ailton Tuna Basso, engenheiro agrônomo; Claudio Antonio de Brito, educador e escritor; Marcos José Consalter de Mello, prefeito de Colorado; Silvio Chaves, empresário e ex-prefeito de Nova Esperança; Thiago Chaves Cabral de Mello, policial militar.

A segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP), homenageou o presidente da Faep, Ágide Meneguette; Dom Frei Severino Clasen, arcebispo de Maringá; médico Kemel Jorge Chammas; José Carlos Barbieri, ex-presidente da Associação Comercial de Maringá; Majorie Catherino Capdeboscq, presidente da Câmara de Vereadores de Maringá.

Requião Filho (PT) escolheu Milton Aparecido Martini, advogado líder comunitário, para prestar sua homenagem. Já o deputado Ricardo Arruda (PL) optou por reverenciar quatro pessoas e uma empresa: Gilberto Giampá Scheibel, médico; o médico Guilherme Scheibel; Jessé dos Santos, político de Sarandi; Manoel Luís Bertoli, policial militar e a Trans Apucarana Transportes.

Tercílio Turini (MDB) homenageou Aguinaldo Campigoto, empresário; Consórcio Público Intermunicipal de gestão da Amusep; Fernando Lopes, agricultor; Mario Domingos Figueiredo, agropecuarista; Nelson Peloso, empresário e agricultor e Paulo Aparecido Rissato, ex-vereador de Astorga. Por fim, o deputado Soldado Adriano José (PP) homenageou: Silvana, Ademir Teixeira de Morais; doutor Adriano Perini; Wagner Barreto; Fernando Gonçalves; Dayane Massa e João Garcia. 

Além dos deputados estaduais, participaram os federais Luiz Nishimori e Ricardo Barros, os secretários de governo Rogério Carboni, Santin Roveda e Ulisses Maia, e o secretário do Codesul, Orlando Pessuti.

A Assembleia Itinerante tem sido um marco na aproximação do poder legislativo com a sociedade, promovendo diálogo direto e reconhecimento a quem faz a diferença nas comunidades do Paraná.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.