
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promove, em agosto, mais três edições da Assembleia Itinerante, projeto que leva as atividades do Legislativo para o interior do estado, reforçando a escuta qualificada da população e a transparência institucional.
Os encontros serão realizados nos seguintes municípios:
- Castro (06/08) – Durante a Agroleite, tradicional evento do setor agropecuário.
- Goioerê (08/08) – Na Expo Goio, feira que movimenta a economia e o comércio da região Noroeste.
- Santo Antônio da Platina (21/08) – Integrada à programação da EFAPI Expo, referência no Norte Pioneiro.
Assembleia Itinerante
Criada em 2023, a Assembleia Itinerante busca descentralizar as ações do Legislativo, ampliar a participação cidadã e permitir que moradores e representantes de entidades públicas e privadas apresentem propostas para aprimorar políticas públicas.
O presidente da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), reforça que o projeto aproxima a Casa da população:
“A Assembleia Itinerante é uma oportunidade de escutar de perto os anseios da população e tornar a atuação dos deputados ainda mais conectada com a realidade de cada região. O Poder Legislativo precisa estar onde o povo está”, destacou.
Interiorização das ações legislativas
Desde o início do projeto, já foram 24 edições realizadas em cidades como Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, Cascavel, Umuarama, Campo Mourão e Jacarezinho, entre outras.
Ao todo, mais de 5,7 mil sugestões foram coletadas, abrangendo áreas como saúde, educação, infraestrutura, agricultura e segurança pública.
A iniciativa consolidou-se como um canal efetivo de participação democrática, permitindo que as demandas regionais cheguem diretamente aos parlamentares.
Comentários estão fechados.