Assembleia Legislativa do Paraná terá semana de eventos

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) terá, na próxima semana, uma intensa programação que inclui mutirão para doação eletrônica de órgãos, audiências públicas, cursos de capacitação, homenagens e sessões itinerantes em cidades do interior.

Abrindo a agenda, na segunda-feira (1º), será realizado o mutirão de doação eletrônica de órgãos, em parceria com o Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) e a Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg). O atendimento será no Salão Nobre, sempre às segundas, terças e quartas de setembro, a partir das 9h.

Lançamento do Caderno PNE Antirracista 2026-2036

Ainda na segunda-feira, às 9h, o Auditório Legislativo recebe audiência pública para o lançamento do Caderno do PNE Antirracista 2026-2036, proposto pelo deputado Professor Lemos (PT) em parceria com a deputada federal Carol Dartora (PT). O documento foi elaborado a partir de consultas públicas com movimentos sociais, povos indígenas, quilombolas e educadores, e estabelece diretrizes para a formação de professores antirracistas.

Às 18h, o Plenário será palco de sessão solene em homenagem às imobiliárias de destaque do Paraná, por iniciativa da deputada Maria Victoria (PP), em parceria com o Sistema Cofeci-Creci.

Capacitação e inclusão na terça-feira (2)

Na terça, às 9h, acontece o Curso de Capacitação sobre a Pessoa com Deficiência, promovido pela Escola do Legislativo em parceria com a Defensoria Pública do Paraná. A atividade será ministrada pela servidora Flavia Bandeira Cordeiro Portela, referência na área.

No mesmo dia, ocorre audiência pública sobre o Projeto de Lei 561/2024, que institui o Estatuto Paranaense da Pessoa com Síndrome de Down, de autoria da deputada Flávia Francischini (União).

À noite, o Plenário sedia sessão solene em homenagem aos 140 anos do Teatro Guaíra, proposta pelo deputado Ney Leprevost (União).

Segurança e proteção de crianças

Na quarta-feira (3), às 18h30, o Plenarinho recebe audiência pública sobre a regulamentação do porte de armas para vigilantes, proposta do deputado Delegado Tito Barichello (União).

Na quinta-feira (4), às 9h, a deputada Márcia Huçulak (PSD) promove audiência pública sobre estratégias de combate à violência contra crianças e adolescentes, reunindo especialistas e gestores da área.

Às 18h, o Plenário realiza sessão solene do Setembro Caramelo, mês de conscientização sobre adoção de animais, instituído por lei do deputado Alexandre Amaro (Republicanos).

Assembleia Itinerante em Bandeirantes e Carlópolis

Na quinta-feira (4), às 18h, acontece a 28ª edição da Assembleia Itinerante, durante a ExpoBan 2025, em Bandeirantes.
Na sexta-feira (5), no mesmo horário, será realizada a 29ª edição do programa, durante a FrutFest 2025, em Carlópolis.

Pauta da sessão plenária de segunda-feira

A sessão plenária de segunda-feira terá 12 itens em pauta, incluindo:

  • PL 575/2023, do deputado Luis Corti (PSB), que trata do credenciamento de empresas para inspeção veterinária em produtos de origem animal.
  • PL 330/2024, da deputada Ana Júlia (PT), sobre gestão de resíduos sólidos por grandes geradores, com destinação prioritária para cooperativas de catadores.

Em turno único será apreciado o PL 144/2025, que inclui no calendário oficial o Sesc Triathlon Caiobá e a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu.

Três propostas tratam de títulos de utilidade pública para instituições de Maringá, Francisco Beltrão e Boa Vista da Aparecida.

Projetos em redação final

Entre as seis proposições em redação final, destacam-se:

  • PL 455/2024, da deputada Maria Victoria (PP), sobre incentivo à descarbonização industrial.
  • PL 652/2025, da deputada Flávia Francischini (União), que concede o título de Cidadã Honorária do Paraná à empresária Tânia Lopes Anselmo.
  • PL 581/2025, do TJ/PR, que transforma a Comarca de Arapongas em Foro Regional da Região Metropolitana de Londrina.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.