Assembleia Legislativa realiza interiorização em Guarapuava

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) terá uma semana marcada por debates, homenagens e a 31ª Sessão Especial de Interiorização, que acontece pela primeira vez em Guarapuava, na quarta-feira (1º), às 18h, dentro da Feira Paraná Mais Ciência.

Na sede do Parlamento, em Curitiba, a agenda inclui audiências públicas, sessões solenes, homenagens e a apreciação de diversos projetos de lei.

Audiências públicas e debates

A semana começa na segunda-feira (29), às 11h, com audiência pública no Plenarinho sobre os impactos da ausência de negociação entre o Brasil e os Estados Unidos após a imposição de tarifas de até 50% a produtos nacionais pelo governo norte-americano. O debate é organizado pelo presidente da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos deputados Hussein Bakri (PSD), Artagão Júnior (PSD), Luiz Fernando Guerra (União) e Fábio Oliveira (Podemos), reunindo representantes do setor produtivo.

Na terça-feira (30), às 9h, ocorre a audiência pública “A Empregabilidade de Quem Cuida”, proposta pelos deputados Pedro Paulo Bazana (PSD) e Alexandre Curi, para discutir a valorização e a inclusão dos cuidadores no mercado de trabalho.

Também na terça (30), às 9h30, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) conduz audiência da Comissão de Orçamento sobre o terceiro relatório do Plano Plurianual 2024-2027, com a presença do secretário Ulisses Maia (Planejamento).

Sessões solenes e homenagens

Na segunda-feira (29), às 18h30, a deputada Flávia Francischini (União) e a Bancada Evangélica promovem homenagem ao Dia Nacional das Missões, celebrando o trabalho missionário da Assembleia de Deus.

Na terça (30), às 18h30, os deputados Ney Leprevost (União) e Alexandre Curi (PSD) homenageiam influenciadores digitais que atuam em prol da cidadania e contra a disseminação de fake news.

Na quinta (2), às 18h30, será realizada sessão solene sobre o Outubro Rosa, proposta da deputada Secretária Márcia (PSD), em parceria com o Conselho da Mulher Empresária da ACP, destacando políticas públicas de saúde da mulher e trajetórias de liderança.

Exposição cultural

O Espaço Cultural da Alep recebe, durante toda a semana, a exposição “Metamorfose: Abstração de Flores”, das artistas plásticas Aricle Tosin e Claudia Rodrigues. A abertura oficial acontece na segunda-feira (29), às 14h, organizada pela Comissão de Cultura, presidida pelo deputado Nelson Justus (União).

Pauta legislativa

Na sessão plenária de segunda (29), os deputados analisam projetos de impacto social, entre eles:

  • PLs 789/2023 e 754/2023: laudo de diabetes tipo 1 válido por prazo indeterminado.
  • PL 476/2023, do deputado Goura (PDT): exige contratação de responsável técnico em meio ambiente em empresas potencialmente poluidoras.
  • PL 272/2025, dos deputados Marcelo Rangel (PSD) e Artagão Junior (PSD): amplia a transparência em entidades privadas que recebem recursos públicos.

Outros projetos em pauta incluem doações de imóveis do Estado para municípios de Goioerê, Corbélia e Tibagi, além da criação do Dia Estadual de Prevenção ao Afogamento Infantil (PL 246/2025, deputada Mara Lima).

Na redação final, sete iniciativas serão votadas, incluindo o PL 475/2021, que institui o Dia Estadual do Representante Comercial (1º de outubro), e projetos de doação de imóveis a municípios como Paranacity, Santo Antônio do Caiuá e Espigão Alto do Iguaçu.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.