
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) retoma as atividades na próxima semana com sessões plenárias, eventos comemorativos, reuniões de comissões e duas edições da Assembleia Itinerante, além do lançamento de uma frente parlamentar e um curso sobre Inteligência Artificial.
Na segunda-feira (4), às 19h, será celebrado o Dia do Cônsul, com a presença do cônsul de Bangladesh e presidente da Sociedade do Corpo Consular, Marcelo Grendel. A homenagem foi proposta pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).
Ainda na segunda, haverá sessão solene pelos 64 anos de Quitandinha, proposta do deputado Thiago Bührer (União).
Interiorização em Castro e Goioerê
Na terça-feira (5), às 18h, será instalada a Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia, com assinatura de termos de cooperação entre a Alep, OAB-PR, ESA e o TRE-PR. O grupo será coordenado pelo deputado Gugu Bueno (PSD) e conta com a participação de 30 parlamentares.
Na quarta-feira (6) e sexta-feira (8), a Alep promove sessões da Assembleia Itinerante em Castro e Goioerê. A primeira ocorrerá durante a Agroleite, tradicional evento agropecuário, e a segunda durante a 37ª ExpoGoio, feira que movimenta a economia regional.
Sessão solene para a 22ª Jornada de Agroecologia
Na quarta-feira (6), às 10h, o Plenário receberá uma sessão solene em homenagem à 22ª Jornada de Agroecologia, que acontece de 6 a 10 de agosto no campus Centro Politécnico da UFPR, reunindo mais de 60 organizações e movimentos sociais.
Assembleia promove curso sobre IA
Nos dias 7 e 8, a Escola do Legislativo, em parceria com a Escola de Gestão do Paraná (SEAP), promove o curso “Inteligência Artificial nos Instrumentos de Planejamento de Contratações”. A capacitação será no Plenário e tem como público-alvo servidores estaduais e municipais.
Sessões plenárias e projetos em pauta
A pauta da próxima semana conta com sete itens, entre eles:
- PL 639/2024 – Em segundo turno, projeto sobre conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares (dep. Hussein Bakri – PSD).
- PL 457/2024 – Em primeiro turno, institui campanha sobre a Síndrome de Cornélia de Lange, doença genética rara.
- PL 439/2025 – Autoriza a alienação de área do Instituto Água e Terra (IAT), em Pitanga, para regularização fundiária.
- PL 288/2025 – Concede título de utilidade pública ao Instituto Moradas do Tempo, em Curitiba.
- PL 452/2025 – Concede título de utilidade pública à Federação Paranaense de Esportes Radicais.
- PL 354/2025 – Inclui a ExpoGoio no Calendário Oficial de Eventos do Estado (dep. Marli Paulino – SD).
Comentários estão fechados.