A Assembleia Legislativa do Paraná inicia na próxima semana a reta final de votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026, que prevê receita de R$ 82,9 bilhões e investimentos de R$ 6,6 bilhões para o Estado. O texto, que recebeu 161 emendas, precisa ser aprovado antes do recesso parlamentar. A sessão decisiva no Plenário está marcada para segunda-feira (7), às 14h30, após análise pela Comissão de Orçamento, às 11h.
Presidente da Comissão de Orçamento, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), destacou o diálogo intenso com parlamentares e governo para garantir um “orçamento da gente”. Já o relator Evandro Araújo (PSD) frisou o cuidado em garantir justiça orçamentária na LDO sem invadir competências constitucionais.
A semana legislativa também terá a 24ª edição da Assembleia Itinerante, que pela primeira vez chegará a Jacarezinho, no Norte Pioneiro. O evento será na quarta-feira (10), às 18h, durante a 30.ª Fetexas, no Centro de Eventos José Antônio de Oliveira. Parlamentares vão ouvir demandas da população e entregar homenagens.
Outro destaque cultural é o Julho Âmbar, mês estadual de conscientização sobre o luto parental, com a exposição “Retratos do Luto Parental” no Espaço Cultural da Assembleia, de 7 a 11 de julho. Já o Café das Estrelas, roda de conversa para mães e pais enlutados, ocorrerá no dia 10, às 15h, no Salão Nobre.
A música caipira terá espaço no Plenário na terça (8), às 9h30, com homenagem ao Dia da Música e da Viola Caipira no Paraná, instituído pela Lei nº 22.449/2025 da deputada Cristina Silvestri (PP). Também na terça, haverá sessão solene alusiva ao Dia do Engenheiro Florestal e aos 65 anos da Engenharia Florestal no Brasil, proposta pelo deputado Ney Leprevost (PSD).
Na segunda-feira, além da LDO, serão votados outros 11 projetos, incluindo o PL 993/2023, que obriga acostamento em novas rodovias estaduais, para mais segurança. Em primeiro turno também será apreciado o PL 362/2024, do Tribunal de Justiça, que cria e reorganiza serviços notariais em Paiçandu e cidades vizinhas.
O Ministério Público do Paraná apresenta o PL 460/2025, criando 14 novos cargos para reforçar o combate à violência doméstica. Já a Defensoria Pública propõe o PL 489/2025 para criar 75 cargos de apoio direto aos defensores.
Em turno único, serão votadas propostas como a que dá a Carambeí o título de Capital Estadual das Tortas e outra que insere o Dia de Santa Rita de Cássia no calendário oficial. Em segundo turno, estará a votação da Rota Moto Turística Circular da PR-218 e a criação de 95 funções comissionadas na Secretaria da Saúde.
Comentários estão fechados.