Na última segunda-feira (24), estiveram reunidos em Francisco Beltrão lideranças do PCdoB para uma conversa promissora com o ex-deputado federal Assis do Couto, que deixou o PDT no fim de 2019. Assis, que foi parlamentar em Brasília de 2003 a 2018, segue sendo uma liderança pelas pautas do cooperativismo, da agricultura familiar e outros temas de interesse do Sudoeste.
Na oportunidade, Nereu Ceni, arquiteto e membro da direção estadual da sigla, afirmou que o partido dialoga com bandeiras e pautas muito semelhantes a de Assis, e que ele pode ter lugar sólido para a disputa da Câmara dos Deputados neste ano.
Também participaram da conversa Luiz Rame, ex-procurador geral do Município de Beltrão, e Eduardo Balbinotti Fernandes, advogado e liderança regional do partido.
O PCdoB/PR trabalha com a hipótese de formalização da Federação Partidária composta com o PT e o PSB, nacionalmente. O ex-deputado, fomentador da ideia, garante que de alguma forma estará presente no grande guarda-chuva político e programático que o novo modelo representa.