Por Laiane Carniel
Durante a Sessão desta quarta feira 05 de julho, foi entregue a Moção de Aplauso nº 23, de 2023, de autoria da vereadora Thania Caminski, para a Associação Iguais nas Diferenças, pela sua representatividade na busca da melhoria da condição das pessoas com deficiência em Pato Branco.
De acordo com o texto da Moção, “no dia 24 de setembro de 1992 foi fundada a Associação dos Portadores de Deficiência da Escola Rocha Pombo (APDERP), entidade que atuou junto à instituição de ensino. Idealizada e criada por Marlene Amadori, a associação oferecia suporte na compra de equipamentos, nas reformas e na aquisição de materiais pedagógicos, entre outras ações. Os anos se passaram e, em 2018, Angelica Oliveira assumiu a presidência da associação, ampliando os seus serviços”.
Após um ano, a entidade precisou procurar uma nova sede. Na época, a Secretaria de Assistência Social, com a interlocução do vereador Claudemir Zanco – Biruba (PL), disponibilizou o espaço que era ocupado pela creche do bairro São Cristóvão. De acordo com Angelica, “como tínhamos que alterar o endereço, optamos por mudar o nome, que passou a atender pela nomenclatura de Associação Iguais Nas Diferenças”.
Atualmente, o local oferece projeto de dança em parceria com grupos do município, como o CTG Carreteando a Saudade. Periodicamente, também são organizados encontros de mães de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, com o apoio dos cursos de graduação do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP). Entre os destaques da associação está o Tratamento de Equoterapia. “Realizamos o projeto com as Emendas Impositivas da Câmara de Vereadores de Pato Branco. Atendíamos nove crianças, três vezes por semana. Atualmente, são 40 crianças contempladas com o tratamento”, destacou Angelica.
Em 2022, a Associação Iguais nas Diferenças realizou diversas ações, como a Caminhada da Acessibilidade, que tem como objetivo apontar quais são as dificuldades que uma pessoa com deficiência passa ao transitar pela cidade. Além disso, trouxe atletas paralímpicos ao município para participarem da Conferência das Pessoas com Deficiências, bem como, contribuiu em Audiência Pública que tratou de assuntos pertinentes à causa. Com isso, “por toda a importância e representatividade na busca pela melhoria da condição da pessoa com deficiência em Pato Branco, a Câmara Municipal oferece a Moção de Aplauso à Associação Iguais nas Diferenças”.
Comentários estão fechados.