Athletico Paranaense é rebaixado no ano do centenário

No domingo, 8 de dezembro de 2024, o Athletico Paranaense confirmou um desfecho melancólico para sua temporada centenária. Em um confronto disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte, o time comandado por Lucho González foi derrotado por 1 a 0 pelo Atlético-MG, com gol de Rubens no segundo tempo. O resultado, somado à vitória do Red Bull Bragantino sobre o Criciúma, decretou o rebaixamento do Furacão para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2024, repetindo um episódio semelhante ao do rival Coritiba, que caiu no ano do centenário, em 2009.

O rebaixamento do Athletico Paranaense é especialmente marcante, já que o futebol paranaense, pela primeira vez em 35 anos, não terá representantes na elite do futebol nacional. A última ausência de equipes do Paraná na Série A ocorreu em 1990.

O Athletico encerra o Brasileirão 2024 na 17ª posição, com 43 pontos em 38 rodadas. Foram 11 vitórias, 10 empates e 17 derrotas, com um saldo de 40 gols marcados e 45 sofridos.

O Atlético-MG, por sua vez, terminou a competição em 12º lugar, com 47 pontos. Apesar de uma temporada abaixo das expectativas, marcada pela perda da Copa do Brasil e da Copa Libertadores, o Galo encerra o Brasileirão com vitória e perspectiva de reestruturação para 2025.

Primeiro Tempo

A primeira etapa foi marcada por pouca emoção, com o Atlético-MG tendo maior posse de bola e tentando quebrar a sólida defesa do Athletico. O lance mais perigoso ocorreu aos 11 minutos, quando Rubens invadiu a área e obrigou o goleiro Mycael a realizar uma boa defesa. Já o Furacão só conseguiu finalizar no fim do tempo regulamentar, em cabeceio de Pablo, sem grandes ameaças.

Segundo Tempo

O jogo ganhou intensidade na segunda etapa. Aos 10 minutos, Cuello quase abriu o placar para o Athletico, mas foi Rubens, do Atlético-MG, quem brilhou. Aos 24 minutos, após cobrança de pênalti perdida por Hulk, Rubens aproveitou o rebote e marcou o gol decisivo para o Galo.

Apesar de mudanças ousadas de Lucho González, incluindo as entradas de Nikão e do jovem atacante Emerson, o Furacão não conseguiu reagir.

Leia também

O diretor técnico Athletico Paranaense Paulo Autuori concedeu entrevista coletiva após a partida contra o Atlético Mineiro, neste domingo (8), em Belo Horizonte (MG). 

“Já participei de campanhas vitoriosas e este é um momento extremamente difícil. Como treinador que fui a vida inteira, estou acostumado aos vários momentos. Como nesse momento é normal personificar um culpado, sou eu aqui. Pode colocar tudo em cima de mim. Este é um momento extremamente difícil para todos nós, mas tudo tem uma causa. É isso que precisamos entender”, disse.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.