O Athletico Paranaense sofreu uma derrota por 3 a 1 contra o Bahia, nesta quarta-feira (dia 10), na Ligga Arena, em Curitiba, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com este resultado, o Furacão caiu para a 7ª colocação, com 25 pontos. O Bahia subiu para a 4ª posição, com 30 pontos.
Próximo compromisso
O próximo desafio do Athletico será no sábado, contra o Ypiranga, na Ligga Arena, pela Copa do Brasil.
Novo técnico
O técnico uruguaio Martín Varini chegou a Curitiba na noite de segunda-feira e assumirá o comando do Furacão nesta quinta-feira. Na partida contra o Bahia, o time foi dirigido pelo auxiliar Juca Antonello, que assumiu como interino após a saída de Cuca e comandou a equipe nos últimos cinco jogos (2 vitórias e 3 derrotas).
Revolta da torcida
Já no intervalo do jogo, quando o Bahia vencia por 2 a 0, o Athletico foi ao vestiário sob xingamentos e protestos da torcida na Arena. No final da partida, até os dirigentes Mario Celso Petraglia e Marcio Lara foram alvo de xingamentos. O time foi chamado de ‘pipoqueiro’ e ‘sem-vergonha’.
Desempenho na Ligga Arena
O Athletico completou quatro jogos consecutivos sem vencer na Ligga Arena: 2 empates (Flamengo e Corinthians) e 2 derrotas (São Paulo e Bahia). Esse é o pior jejum do time em casa desde outubro de 2021, quando ficou cinco partidas sem ganhar na Baixada (2 empates e 3 derrotas).
Estatísticas recentes
Nos últimos sete jogos em casa, o Furacão somou 1 vitória, 2 empates e 4 derrotas. O Bahia, por outro lado, encerrou um jejum de cinco partidas sem vitórias fora de casa (3 derrotas e 2 empates).
Artilheiros do Athletico em 2024
- Mastriani: 13 gols em 27 jogos
- Pablo: 10 gols em 32 jogos
- Di Yorio: 6 gols em 15 jogos
- Canobbio: 6 gols em 24 jogos
- Fernandinho: 6 gols em 29 jogos
Escalação do Athletico
O goleiro Léo Linck voltou ao time após cumprir suspensão. O ponta Cuello, recuperado de lesão, começou no banco. Juca Antonello seguiu rodando o elenco devido ao desgaste físico dos jogadores. Assim, o volante Erick, o zagueiro Kaique Rocha, o meia Zapelli e o centroavante Pablo começaram no banco. O ponta Emersonn, de 19 anos, seguiu como titular.
Desfalques
O lateral-esquerdo Esquivel estava suspenso por cartões amarelos. Em recuperação, ficaram de fora o meia/extremo Nikão, o volante Felipinho e o centroavante Mastriani. O goleiro Bento retorna da seleção brasileira para o jogo de sábado, contra o Ypiranga, pela Copa do Brasil. O ponta Canobbio está com o Uruguai na Copa América.
Esquema tático
O Athletico atuou no esquema 4-2-3-1, com Fernandinho e Gabriel como volantes, e uma linha de três com Julimar (esquerda), Emersonn (direita) e Christian (centro).
Desempenho do Bahia
O técnico Rogério Ceni não contou com o volante uruguaio Nicolás Acevedo (lesão), o zagueiro David Duarte (gripe) e o lateral-direito Santiago Arias (seleção colombiana).
LEIA MAIS
Primeiro tempo
O Bahia começou forte e abriu o placar aos 9 minutos, com Everaldo, após uma sequência de passes. Aos 15, Biel ampliou em um contra-ataque. O Athletico respondeu com 12 finalizações perigosas, enquanto o Bahia ainda ameaçou em mais dois contra-ataques.
Segundo tempo
No intervalo, Pablo substituiu Emersonn, mantendo o 4-2-3-1. O Athletico dominou o jogo e diminuiu aos 15 minutos, com um gol de cabeça de Di Yorio após cruzamento de Fernando. Aos 20 minutos, Madson entrou, seguido por Zapelli e Cuello aos 26. O Bahia fez o terceiro gol aos 32, com Luciano Juba cobrando falta que desviou na barreira. No fim, a torcida do Athletico, frustrada, gritou ‘olé’ enquanto o Bahia trocava passes.
Comentários estão fechados.