O Athletico Paranaense garantiu vaga nas quartas de final do Campeonato Paranaense neste sábado (24) ao vencer o Galo Maringá por 4 a 1, na Arena da Baixada, pela sexta e última rodada da primeira fase da competição estadual.
Com o resultado, o time da capital encerrou a fase inicial na terceira colocação do Grupo A, somando 10 pontos. Na próxima fase, o Furacão terá pela frente o Foz do Iguaçu FC, que terminou a etapa classificatória como segundo colocado da mesma chave.
Confrontos definidos no mata-mata
De acordo com o regulamento do Campeonato Paranaense, os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final. Já os dois últimos disputam o chamado “Torneio da Morte”, que define os rebaixados para a segunda divisão estadual.
Caso avance diante do Foz, o Athletico enfrentará na semifinal o vencedor do confronto entre Londrina EC e São Joseense, em duelo que também promete equilíbrio.
Na primeira fase, os 12 clubes foram divididos em dois grupos de seis equipes. Cada time enfrentou apenas adversários do grupo oposto, totalizando seis partidas por equipe antes do início do mata-mata.
Base do Athletico é destaque na vitória
A vitória rubro-negra teve como grande marca o protagonismo dos atletas formados nas categorias de base. Os quatro gols do Athletico foram anotados por jovens revelados no clube: dois do ponta Chiqueti, de 20 anos, um do meia João Cruz, de 19, e um do volante Riquelme, de 20 anos.
Além disso, três das quatro assistências também partiram de jogadores da base. João Cruz e Dudu, ambos de 20 anos, além do jovem Bruninho, de apenas 17, contribuíram diretamente para os gols. O único atleta mais experiente a participar de forma decisiva foi o atacante Luiz Fernando, de 29 anos.
Sales participa de Training Camp de taekwondo no RJ
Campanha com elenco alternativo no Estadual
No Campeonato Paranaense de 2026, o Athletico utilizou majoritariamente o time de aspirantes. Em cinco das seis partidas da primeira fase, a equipe foi comandada pelo técnico português João Correia, responsável pelo time sub-20. Apenas no clássico Atletiba o elenco principal, dirigido por Odair Hellmann, entrou em campo.
Na partida deste sábado, o treinador contou com reforços do elenco profissional, como o goleiro Mycael, os zagueiros Belezi e Léo, o lateral-esquerdo Esquivel, os meias Dudu e João Cruz, o volante Raul e os atacantes Luiz Fernando, Mastriani e Renan Viana.
Domínio desde o início na Arena da Baixada
O Athletico dominou amplamente o primeiro tempo, adotando um sistema ofensivo no formato 3-2-5 e pressionando o adversário desde os minutos iniciais. Apesar do volume de jogo, a equipe encontrou dificuldades para transformar as chances em gols.
A primeira grande oportunidade desperdiçada ocorreu aos 27 minutos, quando João Cruz ficou cara a cara com o goleiro e finalizou para fora. O placar foi aberto aos 32 minutos, após escanteio cobrado por Dudu, ajeitada de João Cruz e finalização precisa de Chiqueti. O segundo gol saiu aos 42, em jogada de lateral lançada na área, falha defensiva do Galo, assistência de Dudu e chute forte de João Cruz.
No segundo tempo, o Athletico ampliou logo no início, com Chiqueti acertando o canto em chute da meia-lua. O Galo Maringá tentou reagir, acertou o travessão aos 18 minutos e conseguiu descontar aos 37, em cabeceio de Ericky após escanteio. Porém, aos 41 minutos, Riquelme fechou o placar com um belo chute de fora da área, confirmando a classificação rubro-negra.





