Atlas Eletrodomésticos completa 72 anos de fundação e segue na liderança nacional do segmento de fogões

Empresa de Pato Branco planeja expansão de toda a sua linha de cocção em 2023

Fundada em 21 de dezembro de 1950, a Atlas Eletrodomésticos chega aos 72 anos comemorando a liderança nacional no segmento de fogões, com 34% de share no mercado. Em produtos fabricados com mesa de vidro, a participação atinge 50% do total de vendas do país. A companhia ainda exporta 10% do total fabricado para vários países da América Latina e África. “Produzimos mais de 2 milhões de produtos por ano, incluindo fogões, fornos, cooktops e coifas. Em 2023 vamos expandir e renovar praticamente todas as linhas das nossas duas marcas – Atlas e Dako”, comenta Márcio Veiga, CEO da Atlas Eletrodomésticos.

Desde 2018, Dako faz parte da Atlas Eletrodomésticos e recebeu investimento na ampliação do portfólio de produtos. Também foram relançadas linhas que fizeram parte da história dos eletrodomésticos no Brasil, como os tradicionais fogões e fornos industriais da família Couraçado. “Nossos produtos estão presentes em 90% das lojas varejistas do Brasil, que são nossas grandes parceiras. O nosso excelente nível de distribuição garante que as marcas Dako e Atlas sejam encontradas em todos os Estados”, explica o diretor comercial da Atlas Eletrodomésticos, Clóvis Simões.

Os lançamentos de 2023 levam mais tecnologia e design às cozinhas e facilitam o dia a dia do consumidor, já que são produtos de cocção mais seguros, duráveis e fáceis de limpar. Também tem início a produção de uma nova linha de produtos inteligentes, para quem quer deixar a casa mais conectada e integrada, com possibilidade de comando de voz com a ajuda de assistentes virtuais, como a Alexa. “Nosso objetivo é ressignificar o ato de cozinhar, tornando o processo mais prazeroso e prático. O novo portfólio está sendo ampliado e desenvolvido com base na análise de pesquisas sobre hábitos, necessidades e desejos do consumidor. Nossos clientes poderão escolher produtos de linhas e famílias diferentes, mas que conversam e combinam entre eles”, explica Emilly Ditzel, gerente de produto da empresa

Os novos produtos serão apresentados ao consumidor já no primeiro trimestre do próximo ano, com campanhas nas mídias digitais e pontos de venda. “O consumidor é o centro da nossa existência. Com a expansão dos canais de comunicação, as pessoas descobriram o poder das informações online e se tornaram mais analíticas. O preço deixou de ser o único ponto de desempate na decisão de compra e a qualidade assumiu um papel de destaque na disputa”, diz Dulce Batista, gerente de marketing da Atlas.

Leia Também

Foco nas pessoas

Se tem algo que faz parte do DNA da Atlas Eletrodomésticos é o cuidado com as pessoas e a preocupação com o desenvolvimento da região onde a sua fábrica está instalada, em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná. Essa dedicação sempre foi incentivada por um dos proprietários da empresa, Cláudio Petrycoski, falecido recentemente.  A empresa apoia iniciativas de instituições filantrópicas, patrocina os maiores times do Sudoeste e ainda investe na qualificação profissional dos colaboradores.

“Um dos nossos objetivos é transformar o trabalho em um ambiente simples e de bons relacionamentos. Temos mais de 1.800 colaboradores de todas as áreas, como engenheiros, administradores, profissionais de marketing, logística e operadores”, comenta Celso Palagi, head de gestão de pessoas da companhia. “E ao longo dos anos criamos diversos programas de Preparação das lideranças, Voluntariado, Jovens Aprendizes, e ainda de acolhimento psicológico para os colaboradores”, finaliza Palagi.

Preocupação com o Meio Ambiente

Além dos investimentos em inovação, a empresa se preocupou também com a sustentabilidade em seus processos fabris. Esse aporte de recursos já contribuiu para as reduções de 62% de consumo de água e 48% de consumo de energia elétrica na fábrica de Pato Branco (PR). 

“Criamos técnicas inovadoras gerando ganho em produtividade, ao mesmo tempo em que reduzimos o consumo de recursos naturais. Estamos alinhados aos desejos do consumidor de desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente”, conta o CEO da Atlas, Márcio Veiga.

Além disso, com a adoção de técnicas de reciclagem e reaproveitamento de materiais, a empresa deixou de descartar mais de 200 toneladas de resíduos para aterros. “Pelo terceiro ano consecutivo, recebemos o selo SESI-ODS de Desenvolvimento Sustentável. O nosso projeto de compostagem de resíduos foi reconhecido como inovador e colaborativo para o crescimento sustentável do Paraná”, comenta Eduardo Teles, coordenador do núcleo de ESG da Atlas.

Outro projeto que teve grande destaque nacional foi o lançamento das embalagens dos fogões Coliseum e Mônaco Plus, de 4 bocas, que podem ser transformadas em casinhas infantis, incentivando o reaproveitamento das caixas de papelão. “Nossos produtos são embalados em papelão de qualidade, que não precisa ser desperdiçado. Esse material pode ser destinado a várias ações, entre elas a montagem dessa casinha, que já vem pontilhada nas caixas”, explica Teles.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.