Empresa de Pato Branco planeja expansão de toda a sua linha de cocção em 2023
Fundada em 21 de dezembro de 1950, a Atlas Eletrodomésticos chega aos 72 anos comemorando a liderança nacional no segmento de fogões, com 34% de share no mercado. Em produtos fabricados com mesa de vidro, a participação atinge 50% do total de vendas do país. A companhia ainda exporta 10% do total fabricado para vários países da América Latina e África. “Produzimos mais de 2 milhões de produtos por ano, incluindo fogões, fornos, cooktops e coifas. Em 2023 vamos expandir e renovar praticamente todas as linhas das nossas duas marcas – Atlas e Dako”, comenta Márcio Veiga, CEO da Atlas Eletrodomésticos.
Desde 2018, Dako faz parte da Atlas Eletrodomésticos e recebeu investimento na ampliação do portfólio de produtos. Também foram relançadas linhas que fizeram parte da história dos eletrodomésticos no Brasil, como os tradicionais fogões e fornos industriais da família Couraçado. “Nossos produtos estão presentes em 90% das lojas varejistas do Brasil, que são nossas grandes parceiras. O nosso excelente nível de distribuição garante que as marcas Dako e Atlas sejam encontradas em todos os Estados”, explica o diretor comercial da Atlas Eletrodomésticos, Clóvis Simões.
Os lançamentos de 2023 levam mais tecnologia e design às cozinhas e facilitam o dia a dia do consumidor, já que são produtos de cocção mais seguros, duráveis e fáceis de limpar. Também tem início a produção de uma nova linha de produtos inteligentes, para quem quer deixar a casa mais conectada e integrada, com possibilidade de comando de voz com a ajuda de assistentes virtuais, como a Alexa. “Nosso objetivo é ressignificar o ato de cozinhar, tornando o processo mais prazeroso e prático. O novo portfólio está sendo ampliado e desenvolvido com base na análise de pesquisas sobre hábitos, necessidades e desejos do consumidor. Nossos clientes poderão escolher produtos de linhas e famílias diferentes, mas que conversam e combinam entre eles”, explica Emilly Ditzel, gerente de produto da empresa
Os novos produtos serão apresentados ao consumidor já no primeiro trimestre do próximo ano, com campanhas nas mídias digitais e pontos de venda. “O consumidor é o centro da nossa existência. Com a expansão dos canais de comunicação, as pessoas descobriram o poder das informações online e se tornaram mais analíticas. O preço deixou de ser o único ponto de desempate na decisão de compra e a qualidade assumiu um papel de destaque na disputa”, diz Dulce Batista, gerente de marketing da Atlas.
Foco nas pessoas
Se tem algo que faz parte do DNA da Atlas Eletrodomésticos é o cuidado com as pessoas e a preocupação com o desenvolvimento da região onde a sua fábrica está instalada, em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná. Essa dedicação sempre foi incentivada por um dos proprietários da empresa, Cláudio Petrycoski, falecido recentemente. A empresa apoia iniciativas de instituições filantrópicas, patrocina os maiores times do Sudoeste e ainda investe na qualificação profissional dos colaboradores.
“Um dos nossos objetivos é transformar o trabalho em um ambiente simples e de bons relacionamentos. Temos mais de 1.800 colaboradores de todas as áreas, como engenheiros, administradores, profissionais de marketing, logística e operadores”, comenta Celso Palagi, head de gestão de pessoas da companhia. “E ao longo dos anos criamos diversos programas de Preparação das lideranças, Voluntariado, Jovens Aprendizes, e ainda de acolhimento psicológico para os colaboradores”, finaliza Palagi.
Preocupação com o Meio Ambiente
Além dos investimentos em inovação, a empresa se preocupou também com a sustentabilidade em seus processos fabris. Esse aporte de recursos já contribuiu para as reduções de 62% de consumo de água e 48% de consumo de energia elétrica na fábrica de Pato Branco (PR).
“Criamos técnicas inovadoras gerando ganho em produtividade, ao mesmo tempo em que reduzimos o consumo de recursos naturais. Estamos alinhados aos desejos do consumidor de desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente”, conta o CEO da Atlas, Márcio Veiga.
Além disso, com a adoção de técnicas de reciclagem e reaproveitamento de materiais, a empresa deixou de descartar mais de 200 toneladas de resíduos para aterros. “Pelo terceiro ano consecutivo, recebemos o selo SESI-ODS de Desenvolvimento Sustentável. O nosso projeto de compostagem de resíduos foi reconhecido como inovador e colaborativo para o crescimento sustentável do Paraná”, comenta Eduardo Teles, coordenador do núcleo de ESG da Atlas.
Outro projeto que teve grande destaque nacional foi o lançamento das embalagens dos fogões Coliseum e Mônaco Plus, de 4 bocas, que podem ser transformadas em casinhas infantis, incentivando o reaproveitamento das caixas de papelão. “Nossos produtos são embalados em papelão de qualidade, que não precisa ser desperdiçado. Esse material pode ser destinado a várias ações, entre elas a montagem dessa casinha, que já vem pontilhada nas caixas”, explica Teles.
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