No ano que completa 72 anos de existência, a Atlas Eletrodomésticos celebra os 70 anos de Pato Branco com a maturidade de quem sempre esteve presente nas ações locais, mas que entendeu que uma forma de evidenciar o Município onde a empresa está inserida, é abrir portas para o desenvolvimento e crescimento mútuo.
Iniciada com o nome de Theóphilo Petrycoski e Cia, na década de 1950, quando, na então Vila Nova, a Atlas Eletrodomésticos se orgulha de sua trajetória, assim como os caminhos que o Município de Pato Branco percorreu ao longo de sete décadas. Também pudera, mais do que as histórias se fundirem em vários momentos, a empresa e Município parecem ser forjadas do mesmo material, o empreendedorismo.
A confirmação é feita em números. Atualmente, uma das maiores indústrias de eletrodomésticos do país, a Atlas tem mais de 1.800 colaboradores, o que faz com que inúmeras famílias sejam impactadas com a geração de emprego, distribuição de renda local e regional. Ah isso, ainda se soma o fato do desenvolvimento de outras indústrias, que são fornecedoras de matéria-prima.
“Além da Atlas crescer, desenvolver e gerar riquezas para a região, temos outras empresas que foram se expandindo ao longo dos anos. E isso faz com que nossa cidade cresça”, afirma Márcio Veiga, CEO da Atlas Eletrodomésticos. “Temos muito orgulho de sermos daqui” completa.
A líder nacional no segmento de fogões tem em sua missão ‘entregar valor, através da solução de cocção’, mas para isso, quer muito mais do que ser uma empresa de fogões, para tanto, busca a transformação e diversificação de produtos.
“Sabemos que logisticamente estamos em uma região que é mais complexa para a chegada da matéria-prima e para levar o produto acabado, mas mesmo assim, a Atlas conseguiu com os investimentos que foram feitos na fábrica, em produtos, mas principalmente nas pessoas, que é o nosso grande diferencial, ser líderes de mercado e, na reta final de 2022, estamos com quase 34% share [participação] no mercado nacional”, revela o CEO ao exemplificar que a cada dez fogões vendidos no Brasil, três, quatro são produtos que saem de Pato Branco.
Pioneira, ainda na década de 2010, a Atlas foi a primeira indústria do setor a colocar no mercado produto de mesa de vidro, o que lhe sagrou como líder do mercado, e atualmente com 50% do share.
Ainda naquela década, em 2018, a Atlas adquiriu a Dako, assim, é inegável e inevitável afirmar que a empresa que é grande em Pato Branco, tem reconhecimento nacional e abre portas internacionalmente, com os produtos projetados e desenvolvidos no sudoeste do Paraná.
Da produção atual, 10% de tudo o que produzimos pela empresa, é para exportação. Atualmente, os fogões aqui produzidos são exportados para diversos países, em sua maioria da América Latina, ao mesmo tempo em que é possível encontrar produtos com a assinatura Atlas Eletrodomésticos, no Continente Africano. Contudo, o CEO revela que o projeto é de ampliação de mercado.
Responsabilidade social
“A Atlas, através do Claudio Petrycoski sempre foi um grande patrocinador e desenvolvedor de Pato Branco. Ele foi um grande apaixonado por essa cidade”, resume Veiga.
Ao revelar que a empresa entendeu que muito mais que entregar à comunidade a responsabilidade social deve ser praticada de forma vasta e abrangente, o CEO recorda que a atuação da marca está em diversas frentes: no esporte, na educação, lazer, cultura, bem-estar e ambientalmente. “Temos uma responsabilidade social que é muito ampla e, nos últimos anos, começamos a criar um engajamento que não é apenas a empresa fazendo, mas é os colaboradores participando”, comenta Veiga.
“Nosso objetivo é estimular, engajando nossos colaboradores, para que eles sejam agentes de transformação. Isso é se preocupar com o futuro, se preocupar com o impacto que temos na sociedade. E não tenho dúvida que isso retorna para a empresa, sempre” afirma Márcio Veiga, ao comentar ação voltada ao Dia das Crianças, mas que muito bem, poderia resumir o recente compromisso reafirmado pela empresa nas suas práticas voltadas ao meio ambiente e na luta contra a emissão de gases poluentes, na geração de resíduos sólidos, eficiência energética, entre outras ações que colaboram com a sustentabilidade. “Não é só produto. O produto é o meio de chegar a casa das pessoas”, resume o CEO.
Outra aposta da empresa é de transformar o ambiente de trabalho em ambiente familiar. Para tanto, Veiga faz questão de evidenciar, “Somos uma empresa de grande porte, líder de mercado, mas nem por isso perdemos nossa simplicidade, pelo contrário, é o nosso segundo valor”.
Segundo ele, manter a simplicidade não significa ter processos e produtos simples, pelo contrário, neste quesito a empresa deve continuar inovando e melhorando seus produtos. Mas, a simplicidade descrita nos valores empresariais fica visível no modelo de gestão e na herança carregada desde a fundação na década de 1950, e transmitida pela família Petrycoski e, atualmente, pelos colaboradores. “Nossos acionistas são pessoas simples e, nosso dia a dia, não poderia ser diferente”, pontua Veiga comentando que a simplicidade é vista também em resolver problemas.
Futuro da Atlas
“Estamos aqui trabalhando para os próximos 70 anos”, diz Veiga ao afirmar que a empresa tem uma visão a longo prazo. “Nosso trabalho é para continuar fomentando a inovação com novos produtos, para que possamos crescer e manter essa empresa de forma sustentável, trazendo benefícios para nossa cidade, para a região, gerando emprego, mas também para o Brasil, criando inovação, produtos que agradem nossos consumidores e, principalmente, estando antenados as transformações que ocorrem em todo o Brasil e em todo o mundo.”
Com mais de sete décadas de história, a empresa que se renovou com o passar do tempo e continuará se revigorando nos próximos 70 anos, ao mesmo tempo que laços de posteridade são selados com Pato Branco. “Sentimos muito orgulho de fazer parte dessa transformação do Município de Pato Branco, que acreditamos vai se desenvolver muito nos próximos anos. Estamos em uma cidade fantástica, que todos que a conhecem ficam admirados. Estaremos juntos nos próximos 70 anos, para transformar a nossa cidade, a nossa região e o nosso país.”
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