Atlas Eletrodomésticos realiza festa para crianças de colaboradores e cria liga de super-heróis

A Atlas Eletrodomésticos realiza, no próximo domingo (13), um evento em alusão ao Dia das Crianças, o que deve ser a retomada dos encontros presenciais após dois anos sem a realização da festa devido a pandemia da covid-19.

Inicialmente programado para acontecer no dia 15 de outubro, o encontro precisou ser adiado duas vezes, primeiro devido aos dias chuvosos na região e depois, no dia 5 de novembro, precisou ser adiado devido as paralisações em rodovias.

De acordo com a analista de bem-estar e engajamento da Atlas, Daniela Caprini, a empresa tem uma tradição de comemorar anualmente o Dia das Crianças com uma festa voltada para os colaboradores e seus filhos com idade entre 0 e 12 anos. No local, são alocados brinquedos, realizadas brincadeiras, disponibilizada alimentação e presentes para as crianças.

Para não deixar a tradição de lado, durante os anos de pandemia, quando não foi possível realizar a festa presencialmente, a empresa organizou um projeto diferente, onde as crianças receberam presentes e realizaram atividades com viés educativo e a participação da família.

Em 2020, a Atlas realizou o projeto “Missão Atlas”, onde as crianças receberam kits com mochila e material escolar, além de realizar um concurso de desenhos com o tema “O futuro que eu quero para o mundo”. No ano de 2021, foi realizado o projeto “Fantástica fábrica de fogões”, onde tudo foi personalizado de acordo com a Fantástica fábrica de chocolate, trazendo nostalgia também para os adultos.

“As crianças que encontraram cupons dourados vieram conhecer a fábrica, a gente fez café para eles e puderam conhecer o trabalho dos pais. Também fizemos uma oficina para montar fogões de brinquedo”, explica.

Retomada                                            

A festa presencial de Dia das Crianças será retomada em 2022 e, diferente dos anos anteriores onde apenas uma temática era escolhida, a Atlas pensou em novidades para trabalhar o tema sustentabilidade para além do Dia da Criança.

“Algo que nos permitisse trabalhar questões relacionadas a empresa, porque nosso objetivo é envolver a família, trazer crianças e familiares para mostrar o que é a Atlas, então esse ano tem o trabalho relacionado a questão social, ambiental e sustentabilidade”, comenta Daniela.

A analista aponta que a proposta inicial levou como tema “O futuro é agora”, para abordar o conceito de que as crianças de agora podem se tornar os adultos conscientes e responsáveis do amanhã.

Para colocar o projeto em prática, o primeiro ponto de mudança apontado por Daniela é propor oficinas que ofereçam a possibilidade de criar, brincar, socializar, educar e preservar. Para isso, estarão disponíveis durante a festa oficinas de pintura, desenho, contação de história e brincadeiras. Aproximadamente mil crianças, filhos de colaboradores da Atlas e fogões Petrycoski, poderão participar.

Liga do fogo

Para passar uma identidade visual do projeto, a Atlas Eletrodomésticos traz uma novidade para esse ano: uma liga de super-heróis, com habilidades de viés educativo, relacionadas aos ODS`s e que não sejam “super poderes”, mas atitudes que todos possam ter, “é mais sobre uma atitude consciente”. 

O grupo de super-heróis serão chamados de Liga do fogo e vai ter como símbolo a chama. “O nome representa a chama da Atlas e da Fogões Petrycoski, remete ao nosso símbolo (a chama), é um elemento da terra. Ainda, será acompanhada do slogan “Atitudes que transformam”, sendo o fogo um elemento de transformação”, explica.

A criação dos 11 personagens da Liga do fogo foi realizada por 64 jovens aprendizes, além da equipe de gestão de pessoas da empresa e, nesse primeiro momento, serão usadas apenas para o Dia das Crianças.

“O primeiro material que criamos é como se fosse uma apresentação dos super-heróis e a contextualização dos ODS´s. O primeiro livro contextualiza os objetivos e traz os personagens apresentando suas características”, destaca.

Educar de forma lúdica para que as crianças tenham boas práticas e se importe com a sustentabilidade é um dos principais objetivos das histórias, podendo, inclusive, ser levado para trabalho externo futuramente como forma de socioeducação.

“Pensamos em várias realizações no ano que vem para que a gente possa levar uma proposta socioeducativa voltada para a sustentabilidade, tanto para as crianças que são filhos de colaboradores, quanto para colaboradores e também externamente. E através de uma forma lúdica, dinâmica, criativa, possamos educar, conscientizar e contribuir para os projetos de desenvolvimento sustentável proposto mundialmente pela ONU”, afirma.

Presentes

Todos os anos, filhos dos colaboradores da Atlas recebem presentes nos dias das crianças e, para esse ano, receberão um kit de jardinagem, onde a criança poderá plantar e cuidar de uma plantinha, trazendo o viés sustentável também para o presente.

A empresa também comprou livros de colorir de um trabalho voltado para a inclusão de crianças com deficiência, “então os desenhos remetem para isso, eles foram fornecidos pelo Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, todo o valor investido nesse presente está sendo revertido no trabalho com crianças do hospital”.                                     

você pode gostar também
Deixe uma resposta