O Pato Futsal deu mais um passo importante acerca do tema inclusão de pessoas com deficiência auditiva no âmbito esportivo. Desde o início da semana, o ala Ewerton Felipe Alves Rosendo, 30 anos, passa por um período de avaliações no time comandado pelo treinador Sérgio Lacerda. O atleta faz parte da Seleção Brasileira Masculina de Surdos.
Natural de Cabo de Santo Agostinho (PE), Ewerton joga futsal desde os sete anos. Com esforço e superação, o atleta chegou a defender a Associação de Surdos de Pernambuco – 2013 à 2015, Associação de Pessoas com Deficiência de Limoeiro (PE) – 2015 à 2017, Associação dos Surdos de Brasília (DF) – 2017 à 2021. Atualmente, ele defende a Associação dos Surdos de Caruaru (PE).
Devido às boas apresentações, Ewerton passou a integrar a Seleção Brasileira Masculina de Surdos. Com a camisa verde-amarela, o atleta ficou em 7º lugar da Copa do Mundo de Futsal de Surdos, em 2019, na Suíça. Um ano antes, foi Vice-Campeão Sul-Americano de Surdos, no Uruguai.
Após uma série de atividades em Pato Branco, Ewerton comentou sobre o alto nível dos atletas e elogiou a estrutura do Pato Futsal. “Está sendo muito bom, um sonho realizado, estou me dedicando ao máximo para entregar o melhor. O Pato Futsal é referência no Brasil e no mundo, sempre ouvi falar muito da equipe, de toda torcida, e hoje estou próximo de todos. É algo que levarei para vida”, disse.
Bicampeão da Liga Nacional de Futsal, o time pato-branquense visualiza o indivíduo deficiente como um ser igual e capaz de desenvolver as atividades atribuídas, sendo reconhecido e integrado à sociedade.