Um empresário e atleta pato-branquense, hoje estabelecido em Francisco Beltrão, conhecido tanto por sua carreira nos negócios quanto por sua dedicação so esporte, recebeu uma honraria inusitada este ano. Everaldo Bertazo, atleta praticante de ciclismo e corrida, foi convidado para desfilar no já tradicional desfile de escolas de samba do Carnaval de Joaçaba pela Escola de Samba Acadêmicos do Grande Vale.
Bertazo, que é também maratonista, e já competiu em ultramaratonas, conta que o convite é resultado do reconhecimento de pessoas próximas, conhecedoras do desejo que ele já mantinha há tempos de participar do desfile de Carnaval. “Eu já trazia esse sonho de viver essa experiência e desfilar no Carnaval de rua, como o do Rio. Com isso, alguns parentes, amigos, que tenho em Joaçaba resolveram me fazer esse convite. O que foi uma motivação ainda maior”, conta.
Sua participação no desfile não apenas destaca a multifacetada personalidade do empresário e atleta, mas também reforça a importância do Carnaval como uma celebração inclusiva, que valoriza e homenageia diferentes vertentes da comunidade. Bertazo desfilou no carro abre-alas intitulado “Teatro”.
Sambódromo
O empresário estreou no sambódromo no sábado (10) e explica que foi um prazer vestir as cores vermelho e branco e símbolos de uma das escolas de samba mais emblemáticas do Carnaval catarinense, e atual bicampeã, levando total dedicação e energia para o sambódromo. Segundo ele, o convite chegou há alguns meses, e a ansiedade era muito grande. Para o evento, Bertazo se preparou com uma dieta rigorosa e intensificou os treinos. “Foi uma emoção única”, traçando um paralelo com o esporte, “foi uma sensação de dever cumprido, como na corrida, a sensação de cruzar a linha de chegada, que é nosso maior prêmio, após todo preparo, os cuidados, o empenho, uma sensação de vitória”, completa Bertazo, que agora aguarda a decisão dos jurados que acontece nesta terça-feira (13).
Ele conta ainda que ficou impressionado com a dimensão do evento, com a organização, com a estrutura e com o envolvimento que as pessoas da região têm com o desfile de escolas de samba de Joaçaba. O Carnaval da cidade, que é conurbada com Herval d’Oeste, tem sido considerado por muitos o terceiro melhor desfile de escolas de samba do país e um dos mais marcantes espetáculos culturais de Santa Catarina.
A Acadêmicos do Grande Vale, homenageou este ano os 50 anos do Tejo, um dos grupos de teatro com longa trajetória em Santa Catarina. O samba-enredo “Tejo 50 anos, do teatro ao Carnaval”, presta uma homenagem aos trabalhadores da cultura da região, e destaca a origem e influências do grupo teatral.
Com atrações impactantes e a participação efusiva das comunidades locais, o Carnaval de Joaçaba e Herval d’Oeste destaca-se como um dos maiores do Sul do país. A grandiosidade do evento, surpreendente por não acontecer em um grande centro, contribui para a reputação excepcional de Joaçaba como palco de uma celebração carnavalesca única, capaz de atrair visitantes de todo o Brasil em busca de uma experiência inesquecível.
Comentários estão fechados.