Atletas paranaenses brilham no Pan de Ginástica Rítmica

No último fim de semana, duas atletas paranaenses se destacaram no Pan-Americano de Ginástica Rítmica, realizado na Guatemala. Bárbara Domingos, conhecida como Babi, conquistou pela segunda vez o ouro na prova individual geral, enquanto Maria Alexandre levou o bronze na mesma categoria.

Babi encerrou a competição com 130.150 pontos no somatório das quatro provas (arco, bola, maças e fita). Além de se tornar bicampeã continental no individual geral, ela também conquistou o ouro no conjunto, ao lado das colegas Maria Alexandre e Geovanna Santos, e ouro no arco. Além disso, Bárbara conquistou duas pratas, nas maças e na fita.

Maria Alexandre, com apenas 17 anos, conquistou ouro na bola e na fita, além do bronze no individual geral e nas maças. Foi a primeira vez que Maria subiu ao pódio do Pan-Americano de Ginástica Rítmica.

Com a vaga já garantida para a Olimpíada de Paris, Babi usou o Pan de Ginástica Rítmica como preparativo para os Jogos. “No Pan havia muitas ginastas fortes, mas viemos com o objetivo de defender meu título de campeã pan-americana e conseguimos mostrar tudo o que treinamos, além da preparação para a Olimpíada”, destacou Babi.

Apesar dos desafios, incluindo uma infecção intestinal durante a competição, Babi demonstrou resiliência e determinação. “Foi um grande desafio, mas consegui competir, então foi muito importante essa minha vontade de querer sair dali com medalhas e satisfeita com a competição”, afirmou a atleta.

A técnica Márcia Naves celebrou a manutenção do título para o Paraná. “Babi competiu com outras brasileiras e ginastas de países como México, Estados Unidos e Canadá. Mesmo com o problema de saúde, ela deu a vida na final e estamos voltando com três medalhas de ouro e duas de prata”, ressaltou Márcia. “Isso é muito importante e a consagra como a melhor ginasta das Américas e a representante do Brasil na Olimpíada”, complementou.

LEIA MAIS

Bárbara Domingos foi bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica da Secretaria de Esporte do Paraná em 11 oportunidades desde 2012. Criado pelo Governo do Estado em 2011, é o maior programa estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta, com patrocínio exclusivo da Companhia Paranaense de Energia, a Copel. Para o Edital 2024, foram mais de 2,6 mil inscritos, superando o ano anterior. Os aprovados serão divulgados a partir do dia 27 de junho.

A equipe brasileira adulta subiu ao pódio 12 vezes, conquistando cinco ouros, cinco pratas e dois bronzes. Com esses resultados, o Brasil garantiu uma cota individual e assegurou a participação do conjunto na Olimpíada de Paris, que terá início no final de julho.

Maria Alexandre emerge como uma grande revelação do esporte paranaense, demonstrando potencial para futuras conquistas. A jovem atleta já mostrou seu valor no cenário internacional e promete continuar brilhando em competições futuras.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.