Atuação de comitê de crise em saúde é definida na Amsop

Assessoria

Uma reunião nessa terça-feira (25), na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), foi definida a atuação do Comitê de Crise em Saúde, que irá atuar, principalmente, em áreas como aquisições, logística, adaptações em decretos municipais, levantamento e cruzamento de dados, além de troca de informações constantes entre os 42 municípios da região, 7ª e 8ª Regionais de Saúde e entidades de saúde, como a Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS), Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conims), Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Cresems) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR).

“Com a instalação deste Comitê de Crise, a Amsop, mais uma vez, cumpre com uma de suas missões elementares de congregar os municípios na busca de soluções para problemas comuns, neste caso, o momento delicado em saúde pública”, declarou o presidente da Amsop e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani.

O Comitê será composto por cinco membros efetivos, dos quais dois nomes já foram definidos: coordenação de Eloi Schlikmann (chefe da Divisão de Gestão em Saúde da 8ª Regional de Saúde), Helton Pfeiffer (coordenador da Associação Regional de Saúde do Sudoeste – ARSS), um servidor a ser cedido pela Prefeitura de Francisco Beltrão e um de Dois Vizinhos, e um representante a ser indicado pela microrregião de Pato Branco.

A Amsop, além de disponibilizar suas instalações para as atividades do Comitê, também ofereceu o suporte de seu departamento jurídico e dos diretores José Kresteniuk e Claudemir Freitas.

“É uma estratégia de guerra, para combater o nosso inimigo em comum, que é o coronavírus, e reequilibrar as finanças dos municípios em saúde, que já estão no limite”, destacou o vice-presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana.

Ficou definido, ainda, que o Comitê, além de integrar os municípios, também deverá manter contato permanente com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

A chefe da 8ª RS, Nádia Zanella, informou que, para garantir mais celeridade e eficiência, o Comitê de Crise em Saúde será integrado ao Comitê de Operações Emergenciais (COE) da 8a Regional.

“Os números estão aumentando absurdamente mais uma vez. Está chegando a um ponto em que não vai mais haver medicamentos e hospitais suficientes”, alertou o presidente da Comissão de Saúde da Amsop e prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto.

você pode gostar também
Deixe uma resposta