Na sexta-feira (17), teve início a série de Audiências Públicas itinerantes promovidas pela Câmara Municipal de Pato Branco, para debater os projetos de lei, propostos pelo Município, no que se refere o Plano Diretor. O primeiro encontro foi em São Roque do Chopim, no pavilhão da comunidade, onde a população pode apresentar suas dúvidas e sugerir possíveis alterações no que foi apresentado.
Proposta pela Comissão Especial de Estudos dos Projetos Relacionados ao Plano Diretor do Município de Pato Branco, que tem como presidente, o vereador Claudemir Zanco (PL), e membros os vereadores Joecir Bernardi (PSD), Lindomar Brandão (PP), Maria Cristina Hamera (União Brasil), Rodrigo Correia (União Brasil) e Romulo Faggion (União Brasil), a Audiência foi aberta pelo presidente do Legislativo, Eduardo Albani Dala Costa (Republicanos).
Na sequência, o vereador Claudemir Zanco realizou uma retrospectiva dos encaminhamentos dados até o momento, desde a aprovação, em dezembro de 2023, da Lei Geral do Plano Diretor, bem como, esclareceu que o Município, ao contratar uma empresa, realizou um apontamento do que pensa para o futuro de Pato Branco, nos próximos 10 anos.
Coube ao secretário municipal de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero, apresentar o comparativo do Plano Diretor vigente, com o proposto pelo Município para a comunidade de São Roque do Chopim. O secretário também destacou que todo o estudo feito pelo Executivo está disponível no site da Prefeitura (patobranco.pr.gov.br/planodiretor).
Ao mediar a audiência, o presidente da Câmara, lembrou que a última revisão do Plano Diretor ocorreu em 2008. Ele também destacou que passado os 10 anos da vigência do mesmo, foi iniciado o trabalho de revisão, porém, em virtude da pandemia de covid-19, e com a suspenção das reuniões, o trabalho acabou sendo suspenso, cabendo a atual gestão, em 2022, retomar os trabalhos, dando segmento aos estudos do Plano Diretor.
A comunidade participou fazendo perguntas, que foram esclarecidas pelos vereadores e pelo secretário, e, também, sugerindo mudanças, como a liberação de construções com mais pavimentos, revisão e ampliação do perímetro urbano, a revisão da área industrial e a possibilidade de construção de uma marginal para que a entrada na comunidade tenha mais segurança.
Audiências itinerantes
Além da audiência realizada em São Roque do Chopim a Câmara Municipal de Pato Branco segue realizando outros encontros com a comunidade, sempre às 19h. Confira a programação:
– Terça-feira (21) – Bairro Planalto, na Escola Municipal do Bairro Planalto – Caic;
– Quarta-feira (22) – Bairro Bortot, Casa da Indústria;
– Quinta-feira (23) – Bairro Santo Antônio, Colégio Estadual Carlos Gomes;
– Sexta-feira (24) – Câmara Municipal de Pato Branco.
Além das propostas apresentadas nas audiências itinerantes, a população tem até 31 de maio, para protocolar na Câmara Municipal de Pato Branco suas sugestões.
Na sequência, a Comissão Especial do Plano Diretor volta a se reunir para estudar os apontamentos feitos. Pelo Regimento Interno da Casa, todas as leis apresentadas pelo Município devem ser relatadas até 6 de dezembro.
Comentários estão fechados.