Cresol teve participação ativa em painel sobre educação cooperativista durante o seminário internacional realizado de 17 a 19 de julho, em Brasília
A Cresol, junto com autoridades e cooperativistas de 21 países, participou do seminário “Cooperativas pelo Desenvolvimento Sustentável”, realizado de 17 a 19 de julho, em Brasília (DF). O tema é o mesmo definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) para comemorar o 101º Dia Internacional do Cooperativismo e trouxe para o debate as oportunidades de intercooperação entre as nações.
O seminário foi organizado pelo Sistema OCB, Ministério das Relações Exteriores e Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (ONU/DESA) e a abertura, na segunda-feira, 17, no Palácio do Itamaraty, contou com a participação do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin; da ministra substituta de Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha; do presidente da Frencoop, deputado Arnaldo Jardim; do ponto focal da ONU para o Cooperativismo, Andrew Allimadi, e outras autoridades.
Em seu discurso, Alckmin reconheceu a importância do cooperativismo para a diminuição da desigualdade. “O cooperativismo é importante para hoje e para o futuro. Temos um mundo rico e desigual e as diferenças são nítidas. Só tem um caminho para o pequeno sobreviver chamado escala, apoio e novos mercados. Isso se dá por meio do associativismo e do cooperativismo. Não basta viver, é necessário conviver e participar. Com o crescimento do cooperativismo quem ganha é a sociedade”, declarou o presidente em exercício e também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
A Cresol foi representada pelo presidente da Central Cresol Baser e do Cresol Instituto, Alzimiro Thomé; pelo gerente do Cresol Instituto, Itamar Vodzicki; e pelo gerente de Relações Internacionais da Cresol, Jaap van Doorn. “Esse seminário demonstra a preocupação das instituições sobre temas que são relevantes para toda a sociedade, que precisam contar com um esforço de todos. E nós, cooperativistas, que temos princípios de ser parceiros uns dos outros, de cuidar das comunidades onde estamos, nós temos muito a contribuir com as construções para um mundo mais sustentável”, avaliou Alzimiro Thomé.
Contribuição para a educação cooperativista
Nos diversos painéis que sucederam as atividades, sempre na perspectiva cooperativista, foram apresentados e debatidos temas como o empoderamento econômico nas comunidades, a implementação dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), o desenvolvimento de negócios internacionais sustentáveis, a geração de inovação e tecnologia, o papel do cooperativismo na eliminação da fome, entre outros.
A convite da OCB, Itamar Vodzicki, gerente do Cresol Instituto, participou do painel “Educação cooperativista em prol do desenvolvimento sustentável”, apresentando o case da Cresol em relação a esse tema. Acompanharam o mediador Onofre de Souza Filho, presidente da OCB Mato Grosso; Clayton Hall, secretário-adjunto da TIP Society, da Jamaica; e Xiomara Nuñez de Céspedes, presidente do Comitê de Equidade de Gênero da ACI e representante do cooperativismo de trabalho da República Dominicana. “Nós conseguimos evidenciar que, além de ser intrinsecamente sustentável, o movimento deve prezar ativamente pela inovação e pela preocupação com a sustentabilidade em suas três dimensões: ambiental, social e econômica. Foi muito produtivo poder compartilhar experiências, intercambiar estratégias e auxiliar e receber auxílio de países que também veem o cooperativismo como estratégia para desenvolver a comunidade”, destacou Itamar Vodzicki.
Sobre a Cresol
Com 28 anos de história, mais de 800 mil cooperados e 774 agências de relacionamento em 19 Estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.
Comentários estão fechados.