No final de semana, foram conhecidos os duelos da fase de mata-mata do Campeonato Brasileiro da Série D. No sábado (16), foram nove as disputas, enquanto que no domingo (17), foram sete as partidas.
Para esta nova fase da competição, 32 equipes se classificaram, e passam a disputar os confrontos eliminatórios. Pelo regulamento da competição, os classificados do Grupo 1 enfrentam os do Grupo 2; do Grupo 3, os do Grupo 4; do Grupo 5, do Grupo 6 e do Grupo 7, as equipes do Grupo 8, onde o Azuriz, após perder para o Caxias, no sábado, acabou se classificando em quarto, com 24 pontos. Assim, vai enfrentar o São Bernardo, melhor desempenho do Grupo 7, com 27 pontos conquistados.
A equipe de Pato Branco, figurou durante algumas rodadas como líder de seu grupo na primeira fase da competição, contudo, alguns desfalques e saída de jogadores fez com que a equipe caísse de rendimento.
Uma prova foi a última partida em casa, quando o Azuriz recebeu o São Luiz (RS), que já não tinha chances de classificação, e perdeu pelo placar de 1 a 2.
As datas dos jogos do mata-mata já estão definidas, as partidas de ida vão acontecer no sábado (23), os horários ainda devem ser definidos, e as de volta no dia 30. Como se classificou em quarto no grupo, o Azuriz, fará a primeira partida no estádio Os Pioneiros. Em caso de empate na soma dos placares do confronto, a decisão de quem avança às oitavas será nos pênaltis.
Objetivo alcançado
Nessa segunda-feira (18), o técnico, Fabiano Daitx voltou a afirmar que seu time jogou bem diante do Caxias. Para ele, a equipe “criou algumas situações, e poderíamos ter saído de lá, com um resultado mais justo”. Ponderando que um empate poderia representar melhor o que foi a partida.
Com relação a classificação, Daitx recorda que o Azuriz foi a primeira equipe do seu grupo a se classificar. “Se no início da competição tivessem nos dado um objetivo, seria a classificação, independentemente de ser o primeiro, segundo, terceiro ou quarto. E sim, classificar, e foi o que conseguimos.”
Com relação ao fato de ter poupado jogadores, principalmente nas últimas partidas da primeira fase, Daitx pontuou que são vários os fatores que o levaram as decisões, o que inclui desgaste de atletas e até mesmo poupar alguns jogadores já pensando no mata-mata.
Ele também comentou que motivar o elenco é o trabalho que vem sendo desempenhado constantemente. “Tenho certeza que o grupo está bastante focado”, avalia o treinador que disse esperar da torcida, uma atmosfera semelhante a vista no confronto com o Bahia na Copa do Brasil.
Confronto paranaense
A fase do mata-mata também reserva um confronto paranaense. Segundo colocado no Grupo 7, o Paraná vai fazer a segunda partida em casa, recebendo o FC Cascavel, que acabou em terceiro na sua chave.
“Agora a gente já tem um confronto definido contra o Paraná, jogo difícil, confronto regional. Aproveitar a oportunidade pra convocar o torcedor para nos apoiar, que com eles somos mais fortes”, disse o lateral Libano, do FC Cascavel, que na última rodada da fase de grupos marcou seu primeiro gol com a camisa do time do Oeste.
Tcheco, técnico do FC Cascavel vem ressaltando a força do adversário acreditando que o primeiro confronto do mata-mata será difícil, mas que seu time tem plenas condições de avançar para a próxima fase.
“Agora é botar a cabeça no primeiro mata-mata, um jogo estadual, assim como foi o ano passado contra o Cianorte. Esperamos fazer primeiro um bom jogo em casa, vamos pensar passo a passo, e desmembrar qual o melhor time pra colocar em campo”, explicou Tcheco.
Partidas do mata-mata
Amazonas x Juventude Samas
Lagarto x Sousa
Tocantinópolis x São Raimundo-AM
Retrô x Santa Cruz
Moto Club x São Raimundo-RR
América-RN x Jacuipense
Rio Branco-AC x Pacajus
ASA x Afogados
Brasiliense x Nova Venécia
Aimoré x Portuguesa-RJ
Bahia de Feira x Costa Rica-MS
São Bernardo x Azuriz
Pouso Alegre x Operário VG
Paraná x FC Cascavel
Anápolis x Real Noroeste
Caxias x Oeste