Nesta quarta-feira 27 de setembro, o prefeito Cleber Fontana oficializou a construção de canchas de bochas no bairro São Miguel, próximo ao Ginásio Flávio Morcelli. Com uma área total de 352 m2 e um investimento de R$ 636 mil, a iniciativa contará com fundos da deputada Leandre Dal Ponte, além de uma contribuição da prefeitura.
Cleber Fontana destacou, em reunião na Prefeitura de Francisco Beltrão, a importância de apoiar todas as modalidades esportivas. “A bocha possui um grande número de entusiastas e tem conquistado destaque no estado. Com este novo espaço, esperamos promover ainda mais a prática do esporte”, afirmou o prefeito.
O futuro centro esportivo servirá como Centro de Treinamento para atletas, abrigará escolinhas de formação e sediará competições. A empresa responsável pelo projeto estima sua conclusão em até seis meses.
O evento de assinatura contou com a presença de representantes da Abelbo (Associação Beltronense da Bocha), atletas e autoridades municipais, incluindo os secretários Almir Hugo Lopes (Esportes) e Alaércio Corazza (Gabinete), além dos vereadores Dile Tonello, Oberdan Saretta, Quintino Girardi e Fernando Misturini. Saretta representou a deputada Leandre no evento.
O jogo de Bocha
Os primeiros vestígios de uma atividade lúdica, o que provavelmente representam a mais antiga evidência do jogo de bochas, datam de 7000 a.C. com a descoberta de pinturas, na cidade neolítica de Catal Huyuk, na Turquia.
Em 1299, em Southampton, na Inglaterra, nasceu o primeiro clube de bocha: o Old Bowling Green.
Em 3 de setembro de 1983 em Chiasso, nasceu a Confederazione Boccistica Internazionale (CBI), que realizou o 1º Campeonato Mundial (reconhecido pela entidade).
Os italianos trouxeram a bocha para o Brasil no fim do século XIX
Comentários estão fechados.