A balança operada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), registrou a autuação de 1.000 veículos por excesso de peso ao longo de 2023. As fiscalizações, focadas na PRC-280 entre Pato Branco e Mariópolis, na região Sudoeste do estado, têm sido rigorosas, com verificações do Peso Bruto Total (PBT) e do peso em cada eixo dos veículos.
A infração mais grave registrada ultrapassou o limite legal em 16 toneladas e 450 quilos. Além disso, outras duas infrações superaram 16 toneladas e cinco casos ultrapassaram 15 toneladas. No total, 39 veículos foram autuados na PRC-280 por excessos de peso acima de 10 toneladas.
O excesso de peso não só aumenta os riscos de acidentes e danos aos veículos, mas também contribui significativamente para a degradação do pavimento das rodovias, levando ao surgimento de buracos e afundamentos. O DER/PR enfatiza a importância da conscientização dos condutores para evitar estas práticas ilegais, que ameaçam a segurança dos usuários das rodovias.
Fiscalização e Conservação Rodoviária
As operações de fiscalização incluem a utilização de balanças estáticas na PRC-280, onde os veículos são pesados enquanto estão imóveis. Agentes de trânsito do DER/PR estão autorizados a emitir autuações em casos de excesso de carga.
Além da PRC-280, o DER/PR mantém balanças na PR-483 em Francisco Beltrão e em outras localidades na região Oeste, todas operadas pela Superintendência Regional Oeste do DER/PR.
Nos últimos sete meses, o DER/PR investiu R$ 9.999.723,90 em serviços de conservação e manutenção na PRC-280 e PRC-158, entre Palmas e Renascença. Estes serviços incluem reparos superficiais e profundos, reperfilagem, microrrevestimento, melhorias na drenagem e sinalização horizontal.
Futuras Obras e Melhorias
Visando uma solução de longo prazo para as condições da PRC-280, o DER/PR iniciará os serviços de restauração do pavimento entre Palmas e Clevelândia no próximo mês. O projeto incluirá a técnica whitetopping, com um investimento de R$ 188.250.000,00, cobrindo um trecho de 45 quilômetros.
Além disso, uma licitação está prevista para um segmento adicional de 37,49 quilômetros entre Clevelândia e Pato Branco. Esta técnica de pavimentação em concreto já provou ser eficaz na PRC-280, resolvendo problemas de buracos e deformações.
Finalmente, a PRC-280 e a PRC-158 serão incluídas no novo programa de concessões rodoviárias do governo federal, especificamente no Lote 6. Este projeto prevê a duplicação de trechos da rodovia, com a implementação de vias marginais, viadutos, passarelas, ciclovias e outras obras essenciais para a melhoria da infraestrutura e segurança rodoviária.
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