Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (28), a Câmara de Vereadores de Pato Branco teve como destaque a apresentação sobre o Banco de Leite Humano São Lucas, projeto reconhecido por salvar vidas de recém-nascidos no Sudoeste do Paraná. Além disso, os parlamentares aprovaram quatro projetos de lei e decreto, dois em primeira e dois em segunda votação.
Banco de Leite salva vidas no Sudoeste
Convidados pela vereadora Anne Gomes (PSD), o presidente do Rotary Club de Pato Branco – Amizade, Gauer José Polo, e o médico pediatra Júlio Dias, relataram a importância do Banco de Leite Humano São Lucas, em funcionamento desde 2017.
Segundo Júlio, idealizador da proposta e vice-presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria, o projeto já atendeu mais de 2 mil mães e quase 4 mil bebês, com 2,6 toneladas de leite doado. “No Sudoeste, nenhuma UTI neonatal usa leite artificial há seis anos. Isso elevou em 75% a sobrevida dos recém-nascidos”, destacou. O projeto foi viabilizado com apoio do Rotary Club Amizade, da empresa Eko7 e do Rotary Club of St. Catherines, do Canadá, que doou 65 mil dólares.
Medalha de Honra ao Mérito
Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 3/2025, de autoria do vereador Fabrício Preis de Mello (PL), que concede a Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense à empresária e líder comunitária Zilda Cordeiro Brazil. Atuante em diversas iniciativas sociais, Zilda é fundadora da Fundação Rotariana Guarani das Mulheres e idealizadora do Projeto Amigo do Idoso.
Abafadores auditivos para alunos com TEA
Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 10/2025, do vereador Eduardo Dala Costa (Republicanos), que garante a entrega gratuita de abafadores auditivos para alunos da rede pública com hipersensibilidade a ruídos, especialmente crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A medida busca assegurar bem-estar e inclusão no ambiente escolar.
Também em primeira votação, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 76/2025, do Executivo, que autoriza a abertura de crédito especial de R$ 109.230,38 à Secretaria Municipal de Assistência Social.
Por fim, foi aprovado o Projeto de Lei nº 14/2025, que corrige dispositivos da Lei nº 5.942/2022, responsável pela Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. A proposta do Executivo visa sanar ilegalidades e ajustar a redação da norma.
A sessão ainda contou com a aprovação de seis requerimentos e seis indicações parlamentares.
Comentários estão fechados.