Beltrão é destaque no recolhimento de embalagens agrícolas

O município de Francisco Beltrão sediou nesta terça-feira (19) mais uma edição do Dia Nacional do Campo Limpo, iniciativa voltada à valorização do trabalho integrado de recolhimento e reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas. A programação incluiu um evento com estudantes na central de recebimento da Arias (Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sudoeste do Paraná), localizada em Vila Lobos.

A vice-prefeita Lurdinha Bertani, que representou o município, destacou a importância do trabalho coletivo no processo de logística reversa. “Essa organização é fundamental para que, hoje, possamos ver que não há mais embalagens descartadas em rios e estradas, poluindo o meio ambiente e prejudicando a natureza”, afirmou. A secretária municipal de Indústria e Comércio, Flaviana Tubin, também participou da solenidade.

Volume de material recolhido

A central de Francisco Beltrão tem se consolidado como referência nacional no setor. Apenas em 2024 foram recolhidas quase 900 toneladas de embalagens, enquanto em 2025 o volume já ultrapassa 600 toneladas.

Segundo o presidente da Arias, Sidney Ziger, o processo segue a política de logística reversa, em que revendedores e agricultores realizam a devolução das embalagens. No local, o material é organizado, prensado e enviado para reciclagem. “O Brasil reaproveita 95% das embalagens usadas, é um exemplo mundial, e esta unidade de Beltrão é referência nesse processo”, destacou.

Estrutura e atividades educativas

A central funciona em área cedida pela Prefeitura de Francisco Beltrão. Durante o Dia Nacional do Campo Limpo, estudantes de cursos ligados ao meio ambiente e à agronomia acompanharam de perto o processo de tratamento das embalagens antes da reciclagem.

A programação incluiu ainda a premiação de produtores parceiros, reforçando o compromisso da comunidade agrícola com a sustentabilidade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.