A Biblioteca do Sesc conta com um novo orientador e novas programações culturais em Pato Branco. Com a chegada do ator, produtor cultural e professor, Rafael Avancini, a biblioteca conta agora com novos desafios e linguagens para encantar a população.
O orientador destaca que as bibliotecas do Sesc trazem um novo conceito, mais dinâmico, “e que desmistifica aquele olhar tradicional que temos deste espaço como um lugar sisudo, de silêncio absoluto e voltado apenas para estudo e pesquisa”.
Com uma abordagem lúdica e envolvente, a ideia parte do interesse de fomentar a cultura em diversas linguagens, levando para o público a interdisciplinaridade que envolve a programação. Dessa forma, a população pato-branquense pode encontrar na biblioteca programações voltadas para o cinema, as artes plásticas, a literatura, o teatro, a música e a contação de histórias.
Programação
Com atividades voltadas para todas as faixas-etárias, a programação da Biblioteca Sesc conta com turmas de teatro para adultos e crianças, contação de histórias para crianças de idades diferentes, oficinas multifacetadas que podem atender adultos e crianças, de acordo com o público agendado previamente.
Há ainda um clube do livro pensado para a população idosa, porém, aberto para adultos de todas as idades.
“Nossa programação é para todos e trabalha para atender a todos, sejam crianças, adultos, idosos, pessoas com necessidades especiais e de todas as idades”, complementa Rafael.
Para participar das atividades é necessário agendar o atendimento previamente. Porém, Rafael destaca diferenças entre alguns cursos, como é o caso do curso de música e também o de teatro, que são pagos, “mas com um valor abaixo do preço de mercado e voltado para a comunidade. Por terem caráter formativo, oferecem também certificação ao final do curso”.
As oficinas de biblioteca, vídeo-poesia e clube de leitura precisam de matrícula e são gratuitas. Já a visita mediada à exposição, exibição de cinema e a contação de história não necessitam apenas de agendamento prévio. A única atividade que não precisa ser agendada é a visita espontânea à exposição, sem mediação, podendo ser realizada em qualquer dia e horário de funcionamento da unidade. Até o dia 10 de outubro, o local contará com a exposição “Identidade Feminina”, da artista pato-branquense Selma Viechnieski.
O orientador destacou ainda a abertura do local para que escolas e instituições participem das atividades.
A seguir, confira a programação que estará disponível até o dia 31 de agosto. Em setembro, algumas atividades terão alterações que serão divulgadas pela Biblioteca Sesc. Para mais informações, o telefone é (46) 3220-1750.
Box:
Segunda-feira: 14h – contação de histórias: Charles na Escola de Dragões, de Alex Couseau / 15h – Visita Mediada à Exposição “Identidade Feminina”, de Sema Viechnieski.
Terça feira: 13h30 – Ideias literárias (Curso contínuo / oficina de vídeo poesias) / 18h – Contação de histórias: Chico Juba, de Gustavo Gaivota / 19h30 – 21h – Teatro adulto (curso pago).
Quarta-feira: 14h – Contação de Histórias: O Fusquinha Cor de Rosa, de Caio Riter.
Quinta-feira: 14h – Contação de histórias: A Bruxa Uxa e o Befantinho de Sylvia Orthoff.
Sexta-feira: 9h15 – Contação de histórias: Lúcia já vou indo, de Maria Heloísa Penteado / 13h30 – Exibições e oficinas de cinema/ 15h30 às 17h – Teatro infantil (Curso pago).