Claudemir Zanco – Biruba (PL) está em seu quarto mandato e é o terceiro vereador a participar da série de entrevistas
com relação ao trâmite de projetos”, analisou Biruba.
Além de propor indicações e requerimentos, alinhados com os interesses e necessidades dos munícipes, o vereador também é membro da Comissão de Justiça e Redação (CJR), responsável por, principalmente, analisar os aspectos “constitucionais, legais, regimentais, jurídicos e de técnica legislativa”, dos projetos que estão na Casa.
Passado, presente e futuro
Sobre seus projetos, o vereador destaca que uma lei de sua autoria, aprovada em Legislaturas anteriores, trouxe resultados bastante positivos para este ano, a Lei nº 4.433, de 25 de setembro de 2014, que instituiu o Programa Municipal de Proteção e Bem-estar dos Animais (PROBEM). A Lei, além de garantir inúmeros melhorias para a qualidade de vida dos animais e punições para maus tratos, ainda propiciou que valores fossem investidos na causa e novas conquistas fossem alçadas, como a Casa de Passagem Animal, um espaço que é, há muito tempo, aguardado e que foi uma luta da vereadora e protetora, atuante nesta área, Thania Caminski (DEM). Ele explica que a viabilização dos recursos, que oportunizarão a edificação do local, foi por meio de seu contato com o deputado federal Fernando Giacobo (PL). “A experiência, enquanto vereador, traz essa aproximação com a esfera estadual e federal, garantindo recursos”, ressaltou ele.
Entre os projetos e indicações aprovados e executados neste ano, ele destaca a conquista de valores para a execução de Praças nos bairros Gralha Azul e Cristo Rei; a realização de audiência pública para a adequação fundiária de terrenos cedidos em comodato, pelo Município, aos moradores; a Feira do Artesão, que possibilitou que os artesões vendam seus produtos da Praça Presidente Vargas; o aluguel social, para famílias que tiveram seus lares destruídos por incêndio ou intempéries naturais; a rede de esgoto para os bairros Alto da Glória e São João, em parceria com o Governo do Estado e a Sanepar; a cobrança, para regulamentação do Plano de Cargos e Salários para os professores da educação infantil e para a atualização do Plano Diretor; além de projetos de denominação de ruas, que reconhecem a importância e valorizam os pioneiros de nossa cidade.
Dos projetos futuros e que estão em tramite pela Casa, ele ressalta o Projeto de Lei nº 159, de 2021, e o Projeto de Lei nº
Comentários estão fechados.