Luiz Felipe Panozzo
Segundo o levantamento realizado pela Fecomércio PR e o Sebrae PR, o bolso do paranaense deve estar disposto a gastar 8,35% a mais nesta Black Friday, que ocorre na próxima sexta-feira (25), do que no ano passado. A data é consolidada no comércio brasileiro desde 2010, e tem por tradição oferecer descontos consideráveis. Prova disso, é a sua colocação no ranking das datas do varejo nacional. É a quinta data mais importante, atrás de Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.
Porém, é necessário estar atento para que o consumidor não caia em golpes por conta de fraudes na venda. É o que alerta a diretora do Procon de Pato Branco, Elaine Menegola, ao afirmar que os descontos em sua maioria são reais, entretanto há necessidade de se ter atenção para a realidade destes descontos.
“Existem empresas que acabam subindo o valor do produto, e oferecem um desconto de 50% a 70% no valor, mas na verdade, o desconto acaba sendo bem menor. Por isso que a gente orienta o consumidor a acompanhar o preço do produto antes”.
Os tempos mudaram, mas o segredo continua o mesmo: pesquisar. Para Eliane, com o período pós-pandêmico e o retorno do convívio social abriu-se uma oportunidade. Se o consumidor tem o interesse de comprar na internet, é válido que ele faça, antes de efetuar a compra, uma sondagem no comércio local. “Ver se aquele mesmo produto não está sendo ofertado aqui, com preço semelhante, ou até mesmo indo ao comércio local, você consegue conversar com gerente e até um desconto melhor”.
As oportunidades estão à vista de todos neste período. Lojas com vitrines decoradas em preto, e desta vez, o verde e amarelo também ganhou espaço na foto. A Black Friday de 2022 ocorre em meio à Copa do Mundo, evento que une os brasileiros na frente de um objeto de consumo que é o mais procurado, segundo o levantamento da Fecomércio PR. Os eletrônicos são os itens mais buscados pelo consumidor, com 52,7% da procura em lojas do varejo paranaense.
13º Salário
Outro fator que deve influenciar o aumento do valor gasto pelos consumidores em compras neste ano, é o 13º salário que deve ser pago nas próximas semanas. “A Black Friday tem se consolidado como uma das principais datas do comércio. Mas, o comportamento dos clientes vem mudando. Os consumidores estão mais cautelosos e fazem cotação de preços. Só comprarão se encontrarem descontos reais”, é o que afirma o presidente do Sindicomércio – Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco, Ulisses Piva. Para ele, os comerciantes precisam ter isso em mente ao aplicar as promoções. “Vai vender quem ofertar produtos com preços realmente vantajosos”, conclui.
Ao consumidor que se sentir lesado, a diretora do Procon orienta que busque o Procon de Pato Branco. “É importante vir até o Procon para que possamos repassar as orientações devidas, de posse dos documentos que eles possuam. O objetivo é verificar se tem sinal de golpe ou não, para fazermos as orientações devidas”. O Procon Pato Branco fica na rua Araribóia, 185, e atende o público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Comentários estão fechados.