BNI abre novas equipes na Regional Vale do Iguaçu

É comum que empresários e prestadores de serviços busquem eventos de network, que estão em alta, para possibilitar o contato com outras pessoas em busca de fechamento de negócios. No entanto, é também comum que eles entreguem montes de cartões e panfletos, voltem para casa cheios de papéis e contatos, mas sem nenhum resultado prático, sem gerar venda, parcerias interessantes ou qualquer resultado para o próprio negócio. Isso porque esse tipo de ambiente geralmente reúne vários vendedores e nenhum comprador.

A fim de uma troca que traga resultados efetivos, surgiu, em 1985, nos EUA, o BNI (Business Network International), uma organização que se tornou referência em negócios internacionalmente. No dia 8 de janeiro, a organização completou 37 anos com presença em 74 países. No Brasil, O BNI está desde 2009, sendo que no Paraná atua desde 2017.

Conforme Reginaldo Ferreira, diretor executivo do BNI na Regional Vale do Rio Iguaçu, que compreende parte do Sul do Paraná, todo o Sudoeste e da região Oeste, seu território soma sete equipes, duas criadas recentemente.

O objetivo é organizar a comunidade empresarial para que ela possa otimizar o seu network. “Sabemos que estamos todo o tempo em network, mas é muito comum o relato de frustração em relação principalmente a participação em eventos com essa temática”, avalia. “Ao longo desses 37 anos, a organização criou uma estrutura e uma metodologia para implementar uma rotina na atividade dos empresários, envolvendo encontros e aprendizado em relação às pretensões comerciais”.

Reginaldo diz que uma coisa é saber que alguém tem uma empresa. Outra é entender qual perfil de cliente ele quer atingir, “porque esse perfil pode fazer parte da minha rede de relacionamento. Se eu não tiver o interesse em ajudá-lo e não souber qual cliente ele busca, eu não consigo promover esse relacionamento”, reflete.

De um modo resumido, é o que as pessoas chamam de “indicação”. Contudo, avalia Reginaldo, indicação é algo muito passivo. “As pessoas só indicam quando são questionadas se conhecem alguém para indicar que faça determinado serviço. É muito diferente de, em uma conversa, alguém se prontificar a falar sobre você sem que peçam indicação”.

Para o diretor executivo, oferecer voluntariamente o serviço de um terceiro não é comum e nem faz parte da rotina, mas quando os empresários estão neste contexto de equipes e usando desta metodologia, ele está o tempo com o radar atento para oportunidades. “Ele desenvolve a habilidade de reconhecer oportunidade de negócios não só para ele, mas também para outras pessoas”, diz, “com o propósito de que todos consigam fechar mais negócios”.

Números

Nesses 37 anos, o BNI tem muitos números que endossam a eficácia da metodologia. “A comunidade empresarial que compreende a Regional Vale do Iguaçu teve um faturamento anual, em 2021, de mais de R$ 10,5 milhões gerados por essas indicações, que a gente prefere chamar de ‘referência’”, fala Reginaldo. “É algo muito expressivo se levarmos em conta que é uma organização muito recente nessa região”.

Fazem parte do BNI, em todo o estado do Paraná, mais de 1.800 empresários, divididos em 39 equipes. No Brasil, são 250 equipes formadas por mais de 8.400 empresários, que movimentaram através das referências R$ 1,5 bilhão em negócios nos 12 meses de 2021. “Foi o maior volume de transações registrado pela organização”, comenta.

Equipes

Como há novas equipes em formação, o BNI está conhecendo empresários e fazendo o convite para que participem do evento de network de uma das equipes que já existe para entender como funciona o processo. “Se aquele contexto fizer sentido, o empresário se candidata para fazer parte da organização. Olhamos para o momento pelo qual está passando: se é de crescimento, se aquela é uma pessoa focada, orientada a resultados e se ele entende que a conexão com outras pessoas de negócio é importante. Fazemos isso através de uma entrevista, que nada mais é do que um bate-papo”, explica.

A partir daí, ele assume um compromisso com o time empresarial de estar presente nas reuniões e de estar disposto promover os outros empresários. “Ele ajuda os outros empresários a obterem mais negócios, mas ganha porque eles estarão empenhados em ajudá-lo também”, explica. “É interessante também para quem quer atuar fora da sua região, inclusive internacionalmente”.

A organização se mantém, no mundo todo, com anuidade, portanto há um investimento para fazer parte das equipes. É também indicado que participem das reuniões, que são semanais.

Quem quiser conhecer melhor o BNI participando de uma reunião deve entrar em contato pelo telefone 46 99941 0072 (falar com Marcelo) ou pelo e-mail contato@bnivri.com.br

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1 comentário
  1. Rodrigo Vezaro Diz

    Iniciativa muito valoroza. Parabéns

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