Marcilei Rossi com AEN
Nessa segunda-feira (17), a Secretaria de Turismo do Paraná (Setu-PR) tornou público o terceiro Boletim de Dados Turístico de 2023. O documento faz a análise estatística do setor de 2018 a 2022.
Segundo o boletim, o Paraná foi o estado com maior aumento no número de embarques em seus aeroportos em 2022, na comparação com o ano anterior: 58%, saltando de 2,3 milhões de passageiros para 4 milhões. Em seguida, vêm Rio de Janeiro (49%), São Paulo (47%), Minas Gerais (41%) e Distrito Federal (18%).
“Os números de 2022 foram excelentes, o que reflete uma retomada do turismo em nosso Estado. No comparativo ao período pré-pandêmico, quando observamos os dados de 2019, podemos afirmar que o Paraná praticamente já recuperou os mesmos patamares de fluxo aéreo”, avalia o secretário do Turismo, Marcio Nunes.
Os aeroportos de Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Cascavel foram responsáveis por 98,8% do fluxo total de embarques no Paraná em 2022. De maneira geral, o embarque de passageiros nos principais aeroportos paranaenses apresentou crescimento, no comparativo entre 2022 e 2021. O principal destaque é o terminal de Foz do Iguaçu, com 62% de crescimento. Na sequência aparecem Londrina (59,5%), Cascavel (59,2%), São José dos Pinhais (56,8%) e Maringá (34%).
Voe Paraná
O boletim destaca também a influência do Programa Voe Paraná, implementado em 2019 pelo Governo do Estado, visando a ampliação da aviação regional. Na comparação entre 2022 e 2019, nota-se o expressivo aumento de 56% no número de embarques nos aeroportos de Guarapuava, Pato Branco (40,7%), Ponta Grossa e Toledo.
Juntos, estes quatro aeroportos representaram 1,1% do fluxo de passageiros nos voos realizados no estado em 2022.
Para o Estado, a concretização destas operações se deve a uma política de estímulo do Governo do Estado a esses voos e de investimentos para as prefeituras modernizarem os aeroportos locais.
Com as novas linhas aéreas regionais, trajetos que levavam de seis a oito horas para percorrer via terrestre, agora podem ser feitos em apenas uma hora, atraindo turistas e aquecendo o comércio. Os voos facilitam a vida também de quem viaja a negócios ou trabalha em grandes empresas e cooperativas do interior.
Também com aporte de recursos do Voe Paraná, os aeroportos de Umuarama (471 passageiros), Cianorte (428), Francisco Beltrão (422), Campo Mourão (366), Apucarana (356), Arapongas (330), Guaíra (321)), Telêmaco Borba (305), Cornélio Procópio (299), União da Vitória (280), Ibaiti, Paranaguá e Paranavaí, representaram 0,1% do fluxo total de passageiros nos aeroportos do Paraná no ano passado.
Pato Branco
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco, Marcos Colla faz questão de destacar desde a retomada dos voos regulares, o Município vem realizando a divulgação da possibilidade de voo local, e, “alguns desses esforços se mostraram positivos e possibilitaram trazer um público interessante para a aviação comercial no ano passado.”
Com relação aos 10,8 mil embarques registrados em 2022, Colla explica que eles fazem parte do movimento global do Aeroporto Regional de Pato Branco – Professor Juvenal Loureiro Cardoso. Ele também faz questão de destacar que os números de desembarques no ano passado se assemelham aos embarques.
“Este número já é cerca de 20% maior do que na época pré-pandemia (início de 2019)”, comenta o secretário ao recordar que na retomada dos voos regulares em 2022, houve um período em que a companhia operou em apenas alguns dias da semana (segundas, quartas e sextas-feiras), para pôr fim implementar a escala de domingo a sexta-feira.
Ao comentar os voos executivos, Colla pontua que do movimento global de 2022, “representou quase 15% do movimento de passageiros”, detalha o secretário, avaliando que “quando a aviação comercial vai bem, a aviação geral, também vai bem.”
Perfil dos passageiros
Conforme o secretário, no momento não há um dado oficial que permita afirmar categoricamente por qual motivo o aeroporto de Pato Branco é utilizado, contudo, extraoficialmente a percepção é de que o maior movimento de passageiros é ligado ao “deslocamento para negócios”, no entanto, existe também um bom fluxo de servidores públicos que utilizam da linha aérea.
Contudo, esta imprecisão quanto os motivos de embarque e desembarque no Juvenal Cardoso pode ser resolvido em um curto intervalo de tempo. Segundo Colla, em contato com a companhia aérea que opera regularmente no aeroporto, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) deve conduzir juntamente com a Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, situada em Francisco Beltrão, “uma pesquisa para identificarmos o perfil das pessoas que se movimentam dentro de todo o Sudoeste, mas que também vão para fora, para entendermos melhor quem são os usuários da aviação local”.
Para Colla o que deve garantir o sucesso do aeroporto de Pato Branco “em um primeiro momento é a homologação do Papi”, afirma o secretário completando que “e em seguida a inspeção do Grupo Especial de Voos do Cindacta, assim a companhia pode operar um voo saindo pela manhã, retornando a noite e o avião pernoitando no município, começando todo o processo na manhã seguinte novamente”.
De acordo com Colla é um processo burocrático, e que não pode ser desrespeitado nenhum protocolo, por além de envolver trâmites, tem ligação direta com vidas que são transportadas em cada voo. Com relação a inspeção do Cindacta, o secretário revelou que a informação recebida recentemente, é que ela deve ocorrer ainda na primeira semana de maio.
Embarques nos aeroportos do Paraná em 2022
Localidade Passageiros
São José dos Pinhais 2,5 milhões
Foz do Iguaçu 758 mil
Londrina 346 mil
Maringá 281 mil
Cascavel 149 mil
Guarapuava 11,4 mil
Ponta Grossa 11,4 mil
Pato Branco 10,8 mil
Toledo 10 mil
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