O efetivo do 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente (2° SGBI), de Pato Branco, passou a fazer uso, segunda-feira (21), do novo fardamento do Corpo de Bombeiros do Paraná. A nova farda possui características de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e por isso também é considerada como um equipamento de proteção e segurança.
Conforme nota divulgada pelo 2º SGBI, a nova farda teve seu projeto iniciado em 2019 com o objetivo de que fosse desenvolvido um EPI de uso diário que pudesse substituir o fardamento. Durante a fase de testes, foram distribuídos 240 protótipos, em três versões diferentes, para serem utilizados nas mais diversas situações, as quais o bombeiro militar está exposto, visando adequar e fazer os ajustes e melhorias necessárias.
Uma das principais mudanças, que merece destaque, é a confecção em tecido antichama, desenvolvido para proteção contra os efeitos dos agentes térmicos provenientes do arcoelétrico ou fogo repentino. A composição é distribuída em 48% modacrílica, 37% algodão FR (Flame Retardant), 15% para-aramida, costurado na sua totalidade com linha antichama e 100% meta-aramida, tudo registrado e homologado pelas agências reguladoras.
Além de ter uma cor diferente este novo fardamento possui faixas refletivas, maior conforto com adaptação para alocar radiocomunicador e lanterna, bolsos frontais na gandola e a descrição “Bombeiro Militar Paraná” na parte posterior (costas) da gandola. A farda antiga será utilizada concomitantemente com a nova até o ano de 2023.