Botoeiras sonoras em semáforos reforçam a segurança e acessibilidade em Pato Branco

O Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran) tem buscado aperfeiçoar a segurança dos pedestres com a instalação de botoeiras sonoras em semáforos em pontos estratégicos da cidade, que são precisamente aqueles em que há um fluxo considerável. Robertinho Dolenga, diretor do Depatran, detalhou que a cidade de Pato Branco, possui ao todo 70 cruzamentos com semáforos, dos quais 12 são controlados por botoeiras – 6 delas já possuem sinalização sonora. Este recurso emite um bipe contínuo, a fim de alertar que ali existe um semáforo que pode ser acionado a qualquer momento, onde o pedestre pode atravessar de forma segura.

Implementadas com a finalidade de atender aos deficientes visuais, as botoeiras sonoras, segundo Dolenga, promovem a acessibilidade, além de autonomia para o pedestre. Ele explica que quando o deficiente visual aciona a botoeira, o sistema semafórico interrompe o fluxo de veículos temporariamente, garantindo a prioridade dos pedestres. Assim, o tempo de espera dos veículos aumenta um pouco, mas após a travessia dos pedestres, o semáforo volta à sua condição normal. Este mecanismo auxilia a redução do risco de atropelamentos e também a melhoria da mobilidade do cidadão em vias de tráfego intenso.

Prioridade a pedestres

O diretor do Depatran lembra que Pato Branco é um polo regional, onde há muito tráfego, principalmente em áreas de hospitais, escolas, áreas comerciais, entre outras. Estão nestes locais os pontos de maior circulação de pedestres onde o Depatran priorizou a instalação das botoeiras, pois, na avaliação do órgão, são as áreas críticas da segurança no trânsito.

Dolenga ressalta que o uso das botoeiras tem sido bem aceito pela população, que rapidamente se acostumou a utilizá-las. No entanto, ele reconhece que, em alguns horários, o fluxo de veículos pode ser impactado pelo acionamento das botoeiras. Ainda assim, ele afirma que a segurança dos pedestres é o foco principal, e que a intervenção no tráfego é essencial em uma cidade que busca equilibrar mobilidade e segurança.

Ampliação do sistema

O Depatran já planeja ampliar o sistema com botoeiras, uma vez que a cidade e sua frota veicular continuam crescendo. “Conforme a cidade se expande, teremos a necessidade de novas botoeiras para garantir a segurança em novos cruzamentos”, explica Dolenga. “Temos aí uma projeção, de acordo com o estudo que está sendo elaborado no Plano de Mobilidade, para que em 10 anos a frota da cidade atinja cerca de 95 mil veículos. Isso representa um desafio importante para o trânsito. Diante disso, o poder público precisa adotar medidas de mobilidade. Outras ações devem ser propostas nesse plano, como, por exemplo, mudanças nos sentidos de algumas vias e a transformação de ruas de sentido duplo para sentido único. São situações que o poder público precisa avaliar com cuidado, para que, eventualmente, sejam implementadas de forma a melhorar a trafegabilidade e a circulação de pessoas.”

Além das botoeiras, o departamento estuda implementar os semáforos inteligentes com câmeras em mais três cruzamentos. Esse tipo de semáforo ajusta o tempo do sinal verde conforme o volume de tráfego, dando mais fluidez em vias com maior circulação. Hoje existem 4 semáforos equipados com câmeras em Pato Branco.

Vandalismo

Por outro lado, Dolenga sublinha que a manutenção dos semáforos também enfrenta desafios devido a atos de vandalismo, que gera um gasto anual considerável. “Só para reforçar, nós temos, em média, um custo entre quinze e vinte mil reais por ano só com danos provocados por vandalismo nos semáforos. Isso inclui botoeiras danificadas, focos quebrados e outros componentes prejudicados. É um custo que pesa nos cofres públicos e prejudica o funcionamento eficiente do sistema de sinalização,” complementou.

Confira onde estão instaladas botoeiras sonoras:

Rua Toacantins x Rua Dr. Silvio Vidal

Rua Tocantins x Rua Iguaçu

Rua Caramuru x Rua Araribóia

Rua Tamoio, entroncamento com Ruas Araribóia e Pedro Ramires de Mello

Avenida Brasil x Rua Pedro Ramires de Mello

Rua Paraná x Rua Mato Grosso

Botoeiras convencionais:

Rua Aimoré x Rua Tapir

Rua Itapuã x Rua Itabira

Av. Brasil x Rua Xavantes

Rua Paraná x Rua Xavantes

Av. Tupi, entroncamento com a rua Genuíno Piacentini e Rua Iguatemi

Av. Tupi x Rua Ribeirão Preto (entra em operação na segunda-feira, 11 de novembro). Nos primeiros dias haverá agentes de trânsito no local orientando motoristas e pedestres.

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