Bottas virou 1min19s555 na última tentativa de volta rápida, superou Hamilton por 0s096 (1min19s651) e garantiu o direito de largar na frente neste sábado. O feito, no entanto, não vale ao piloto finlandês a conquista da pole para efeitos de estatística.
Com 1min19s966, Verstappen, por sua vez, vai largar em terceiro lugar, lado a lado com o inglês Lando Norris, de uma McLaren que foi muito bem nesta sexta-feira. Companheiro de equipe do britânico, o australiano Daniel Ricciardo vai abrir a terceira fila do grid neste sábado e partirá ao lado da AlphaTauri do francês Pierre Gasly.
O espanhol Carlos Sainz Jr. foi o melhor dentre os pilotos da Ferrari e obteve o sétimo lugar no grid da “sprint race” em Monza, dividindo assim a quarta fila com o companheiro de equipe, o monegasco Charles Leclerc. O mexicano Sergio Pérez obteve apenas o nono lugar na sessão, enquanto que o italiano Antonio Giovinazzi foi novamente bem com a Alfa Romeo e completou o Top 10.
A Fórmula 1 volta a acelerar neste sábado a partir de 7 horas (de Brasília) com a segunda sessão de treinos livres. Já a “sprint race” está marcada para 11 horas. A corrida, no domingo, terá início às 10 horas.
AMEAÇADO – Ainda durante o treino de classificação nesta sexta-feira, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA, na sigla em francês) emitiu um comunicado confirmando que a Mercedes havia levado uma série de novos elementos da unidade de potência no carro de Bottas, o que pode fazer com o finlandês comece o GP da Itália, no domingo, do final do grid.
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse na sexta-feira que todas as equipes estavam “lutando” com sua alocação de unidades de força para a temporada. Ao adquirir um novo motor, turbocompressor, MGU-H e MGU-K, o finlandês está pronto para uma largada no fim do grid em Monza. Isso será aplicado ao GP de domingo e não à “sprint race” deste sábado.
A mudança servirá como um impulso para o conjunto de elementos da unidade de força no carro de Bottas para o resto do ano, o que significa que nenhuma outra penalidade deve ser aplicada nesta temporada.
Confira o grid de largada da “sprint race” do GP da Itália:
1.º – Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) – 1min19s555
2.º – Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) – 1min19s651
3.º – Max Verstappen (HOL/Red Bull) – 1min19s966
4.º – Lando Norris (GBR/McLaren) – 1min19s989
5.º – Daniel Ricciardo (AUS/McLaren) – 1min19s995
6.º – Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri) – 1min20s260
7.º – Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari) – 1min20s462
8.º – Charles Leclerc (MON/Ferrari) – 1min20s510
9.º – Sergio Pérez (MEX/Red Bull) – 1min20s611
10.º – Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo) – 1min20s808
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11.º – Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin) – 1min20s913
12.º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin) – 1min21s020
13.º – Fernando Alonso (ESP/Alpine) – 1min21s069
14.º – Esteban Ocon (FRA/Alpine) – 1min21s103
15.º – George Russell (GBR/Williams) – 1min21s392
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16.º – Nicholas Latifi (CAN/Williams) – 1min21s925
17.º – Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri) – 1min21s973
18.º – Mick Schumacher (ALE/Haas) – 1min22s248
19.º – Robert Kubica (POL/Alfa Romeo) – 1min22s530
20.º – Nikita Mazepin (RUS/Haas) – 1min22s716
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