A seleção masculina de vôlei encerrou a primeira fase do Campeonato Mundial com 100% de aproveitamento. Nesta terça-feira (30), os brasileiros venceram o Catar por 3 sets a 0 (parciais de 25/13, 25/23 e 26/24) na Arena Stozice, em Liubliana (capital da Eslovênia).
Com três vitórias em três jogos, o Brasil finalizou o Grupo A do Mundial na liderança, com oito pontos, seguido pelo Japão, que assegurou o segundo lugar, com seis pontos, ao superar Cuba, também nesta terça, por três sets a um (25/18, 21/25, 25/15 e 25/19). Os cubanos, com quatro pontos, ficaram na terceira posição. O Catar foi o lanterna da chave, zerado.
A seleção comandada por Renan Dal Zotto aguarda a conclusão da terceira rodada nos demais grupos, nesta quarta (31), para saber quem enfrentará nas oitavas de final. A equipe de melhor campanha na primeira fase enfrenta a que tiver pior pontuação, e o segundo time com desempenho mais positivo encara o segundo com menos pontos. e assim sucessivamente.
O mata-mata começa neste sábado (3), com jogos em Liubliana e Gliwice (Polônia). Os horários ainda serão confirmados pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
O rodízio brasileiro se refletiu na pontuação, com nove jogadores diferentes anotando pontos no jogo. O central Flávio, com dez pontos (oito de ataque, um de bloqueio e um de saque), foi o destaque da equipe verde e amarela, enquanto o ponteiro Youssef Oughlaf, do Catar, foi o maior pontuador da partida, com 11 cravadas.
O Brasil é tricampeão mundial de vôlei entre os homens e esteve presente nas últimas cinco finais, levantando a taça em 2002 (superando a Rússia), 2006 (Polônia) e 2010 (Cuba) e ficando com o vice em 2014 e 2018 (ambas com derrota para os poloneses). Caso conquiste o tetra, o país se isolaria como maior vencedor em atividade e segundo na história, atrás somente da extinta União Soviética, dona de seis troféus.