Acamsop realiza assembleia sobre Segurança Pública

Assessoria

A Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop) realizou no sábado (20), em Capanema, assembleia sobre Segurança Pública. O encontro, que também marcou o retorno da Câmara de Vereadores de Pato Branco para a entidade, contou com a presença do presidente da Casa de Leis, vereador Claudemir Zanco (PL), que, na ocasião, apresentou um relatório sobre a Segurança Pública, com dados do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), e pela 5ª Subdivisão Policial de Pato Branco (5ª SDP), responsáveis pelos atendimentos de Pato Branco e região.

A assembleia, coordenada pelo presidente da Acamsop, vereador de Santo Antônio do Sudoeste, Claudio Alain do Carmo, contou com vereadores de toda a região Sudoeste e teve o intuito de apresentar a realidade vivida em cada município e mapear as necessidades, em Segurança Pública.

Para isso, além de vereadores, prefeitos e servidores, também estava presente o representante da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), o coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg), Chehade Elias Geha, que acolheu as demandas apresentadas na ocasião e comprometeu-se em receber a carta, que será enviada pela entidade, com todas as necessidades apontadas pelos vereadores, durante a assembleia.

Principais demandas

As maiores demandas apontadas por todos os presentes são a falta de efetivo, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, bem como a necessidade de haver um posto da Polícia Federal na região Sudoeste – já que as unidades mais próximas ficam em Dionísio Cerqueira (SC) e Guarapuava (PR) – juntamente, com a efetiva criação de Postos de Atendimento e treinamento avançado de uma Polícia de Fronteira – tendo em vista a grande extensão que a região tem, de fronteira, com a Argentina e com o Paraguai.

O presidente da Câmara de Pato Branco, Claudemir Zanco (PL) ressaltou que apesar da Segurança Pública ser de competência do Estado, são os municípios que acabam sentindo os impactos, e os primeiros que recebem as reclamações da comunidade são os vereadores, por isso a importância da organização da assembleia.

O vereador Zanco apresentou diversas informações repassadas pelo 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) e pela 5ª Subdivisão Policial de Pato Branco (5ª SDP). Entre elas, o número do efetivo no âmbito de atuação das duas forças e como isso compromete algumas ações.

De acordo com o documento, atualmente o efetivo previsto por Lei, para o 3º BPM, seria de 442 policiais, mas a Unidade conta com apenas 236 e, destes, 54 estão em férias, cursos ou afastados por atestado médico, ou seja, a defasagem real – que leva em conta os servidores afastados por algum motivo – é de 58,8%.

Quanto ao efetivo da 5ª SDP, de acordo com o documento apresentado, “possui um efetivo de dois delegados (sendo que um deles acumula o atendimento de Clevelândia), cinco escrivães e 18 investigadores, sendo que, destes, apenas cinco estão apenas na investigação, sendo que os demais encontram-se em outros setores da Delegacia. Na Delegacia da Mulher, há uma delegada, uma escrivã e dois investigadores. O ideal seria dobrar o número de investigadores e escrivães, bem como, ampliar para mais um delegado, no município de Pato Branco”.

Retorno a Acamsop

Conforme preconiza o Ministério Público, após regularização por meio de Projeto de Lei, as Câmaras de Vereadores de Pato Branco, de Mariópolis e de Planalto formalizaram, durante a assembleia, o retorno oficial para a Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop). Até o momento, 21 Câmaras estão filiadas na entidade, mas já há mais em processo de adesão.

Presentes

Também participaram da assembleia o tesoureiro da Acamsop, vereador de Francisco Beltrão, Quintino Girardi; o presidente da Câmara de Vereadores de Capanema, Ercio Marques Schappo; o prefeito de Capanema, Américo Bellé; o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), de Pato Branco, tenente-coronel Heraldo Correia de Lima; o comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, Major Pitz; o delegado-chefe da 19ª SDP, Ricardo Moraes Faria dos Santos; e o Tenente Dias, do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron).

A deputada federal Leandre Dal Ponte e os deputados estaduais Antônio Anibelli Neto e Nelson Luersen também participaram do encontro, realizado durante a 21ª Festa do Melado de Capanema.

você pode gostar também
Deixe uma resposta