Aproximando a área Acadêmica da Legislativa, Marcos Marini realiza seu primeiro ano de mandato

Meu compromisso, enquanto vereador, é aplicar o conhecimento adquirido em minha formação acadêmica, na área de Políticas Públicas”, revelou MariniFoto : Assessoria

Assessoria

Eleito para seu primeiro mandato, o professor da UTFPR e vereador Marcos Marini (Podemos) realiza seu primeiro ano de mandato aproximando a área Acadêmica da Legislativa, facilitando o diálogo e oportunizando a criação de novos modelos de trabalho, onde o conhecimento gerado na Universidade colabore técnica e profissionalmente na elaboração de leis e ações que atendam a comunidade. Marini é o décimo vereador a participar da série de matérias, que estão sendo realizadas com todos os vereadores da Câmara, com o objetivo de apresentar os trabalhos feitos durante o ano e garantir a transparência das ações do Legislativo para os cidadãos.

“Meu compromisso, enquanto vereador, é aplicar o conhecimento adquirido em minha formação acadêmica na área de tecnologia, com doutorado e pós-doutorado na área de Políticas Públicas para o desenvolvimento local e regional. Durante todo o ano e nos próximos do meu mandato, buscarei sempre reiterar a importância da conexão em rede entre diversas entidades locais e regionais, como a ACEPB, Sindicomércio, IRDES, SEBRAE, UTFPR, UNIMATER, UNIDEP e as empresas, para o desenvolvimento de Pato Branco, sempre pautado no conhecimento, na ética e na responsabilidade”, afirmou Marini.

Comissões

Durante o primeiro ano, atuou ativamente em várias comissões instaladas na Câmara de Vereadores, participando como membro da Comissão Orçamento e Finanças (COF); presidente da Comissão de Políticas Públicas (CPP); membro da Comissão Especial do PELOM (Lei Orgânica Municipal); membro da Comissão Especial da Consolidação das Leis; e, também, membro da Comissão Especial de Inquérito (CEI).

Leis aprovadas

Neste primeiro ano, de sua autoria, foram sancionadas a Lei nº 5.787, de 02 de julho de 2021, disciplinando o envio de proposições legislativas de iniciativa do Prefeito ao Poder Legislativo, e a Lei nº 5.817, de 27 de setembro de 2021, alterando a denominação do aeroporto, passando para Aeroporto Regional de Pato Branco. Adicionalmente, em uma proposição legislativa com a vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) e o vereador Romulo Faggion (PSL), foi coautor da Lei nº 5.790, de 12 de julho de 2021, incluindo na gratuidade do Transporte Coletivo Urbano de Pato Branco (TUPA), os pacientes ostomizados. Ainda, com os vereadores Eduardo Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) e Romulo Faggion (PSL), foi coautor da Lei nº 5.834, de 03 de novembro de 2021, institucionalizando, no âmbito do Município de Pato Branco, a adoção oficial do Título de Capital Tecnológica e Inovadora do Estado do Paraná.

Projetos em tramitação

Ainda de sua autoria e tramitando pela Casa, estão o Projeto de Lei nº 124, de 2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de informações referentes às obras públicas municipais em andamento e as paralisadas, no Portal da Transparência do Município de Pato Branco; e o Projeto de Lei nº 200, de 2021, que dispõe sobre a institucionalização de conteúdo trilíngue nos portais eletrônicos da Administrações Direta e Indireta do Município, bem como a colocação de placas de sinalização trilingue em vias públicas e locais de grande circulação no âmbito municipal. Essa proposta integra o Projeto White Duck Connection (WDC).

Em couatoria com o vereador Claudemir Zanco – Biruba (PL), está o Projeto de Lei nº 168, de 2021, declarando de Utilidade Pública Municipal o Clube Pinheiros, e, em parceria com os vereadores Claudemir Zanco – Biruba (PL), Joecir Bernardi (PSD), Lindomar Brandão (DEM), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), Rafael Celestrin (PSD) e Thania Caminski (DEM), o Projeto de Lei nº 177, de 2021, modificando a Lei nº 2.284, de 13 de outubro de 2003, que autorizou o Município de Pato Branco a doação a título gratuito, a moradores do Bairro São João, bem como, efetuar a regularização com a averbação do Título e Propriedade junto ao Registro Geral de Imóveis.

Vereador nos bairros

A partir do projeto “Vereador Marini nos Bairros”, o vereador está atuando junto à população, ouvindo as demandas e as necessidades dos pato-branquenses. Assim, ao longo do ano, realizou diversas visitas e reuniões em alguns bairros da cidade, destacando: sede da União de Bairros, com a presidente Mari Colla; bairro Santa Terezinha, juntamente com o presidente Adilson Stanqueviski; bairro Vila Isabel, com o presidente Francisco Chimelo; bairro Industrial, com o presidente Valter Tensini; bairro Cristo Rei, com o presidente Darci Antonio Molineti; bairro Menino Deus, com a presidente Lurdes de Miranda; bairro Pagnoncelli, com os moradores; bairro Planalto, com moradores e empresários; bairro Gralha Azul, juntamente com o presidente Máximo e moradores.

Além de apresentar requerimentos e indicações, atendendo demandas dos munícipes em diversas áreas e segmentos, também realizou a entrega de Moções de Aplauso, para o atleta Lucas de Krishna Ostapiv e para a Faculdade Mater Dei (Unimater), e de um Título de Cidadão Honorário, para Luiz Francisco Silva (Pernambuco), o qual foi autor da arte gráfica usada na Bandeira de Pato Branco.

você pode gostar também
Deixe uma resposta