Câmara reforça ações de combate a dengue com solicitações ao Executivo

Na sessão de segunda-feira (28), da Câmara Municipal de Pato Branco, os vereadores Romulo Faggion (União Brasil), Eduardo Albani Dala Costa (MDB), Thania Maria Caminski Gehlen (PP) e Marcos Junior Marini (Podemos) apresentaram requerimentos e indicação no intuito de contribuir com ações de combate a dengue e a infestação do mosquito transmissor Aedes Aegypti. O número de casos tem aumentado consideravelmente no município, o que faz o setor da saúde e toda a população se manter em alerta.

Através do Requerimento nº 269, de 2022, Faggion, Dala Costa e Thania solicitaram ao Executivo Municipal que notifique os proprietários dos terrenos baldios do bairro Fraron, com urgência, para que realizem limpeza dos referidos terrenos, “visto que diversos estão com mato alto, propiciando a proliferação de insetos, como o mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue, pois hoje o bairro Fraron tem o maior número de infectados no Município”.

“Solicitamos também que seja enviado a esta Casa de Leis, o protocolo de notificação aos proprietários, a fim de que possamos acompanhar as ações da Secretaria. Ainda, de acordo com a Lei nº 4.049, de 19 de junho de 2013, em seu Art. 1º, é dever do proprietário manter o imóvel limpo e capinado, podendo responder pela má conservação do mesmo. Cabe ressaltar, também, que é dever da Secretaria Municipal de Meio Ambiente publicar no sítio eletrônico do Município a relação dos autos de infração de que trata a referida lei”, enfatizou o documento.

Vistoria nas obras

No Requerimento nº 268, de 2022, os mesmos vereadores pedem ao Executivo que realize vistoria nas obras em andamento no bairro Fraron, visando eliminar focos do mosquito da dengue.

Segundo os parlamentares, o pedido atende a solicitação dos moradores, que estão preocupados com a situação do bairro. “De acordo com o elevado número de casos de pessoas infectadas, todas as medidas de prevenção possíveis devem ser tomadas neste momento. Atitudes de prevenção salvam vidas e diminuem as filas de atendimento e internações nas unidades de saúde do município”, justificaram.

Placas

Já o vereador Marcos Junior Marini apresentou a Indicação nº 78, de 2022, que indica ao Departamento Municipal de Trânsito (Depatran) “realizar revisão geral, e se for necessário, o devido fechamento na parte superior das placas de sinalização vertical”.

Na mesma sessão, o vereador apresentou um áudio do diretor do Depatran, Robertinho Dolenga, contando que a ação já está sendo realizada. Ele explicou que a medida de cobrir os suportes das placas de trânsito, que estava sendo realizada há algum tempo e foi interrompida, voltou a ser executada.

você pode gostar também
Deixe uma resposta