ComunicaBR: nova plataforma para acesso a dados de políticas públicas

Desde 8 de dezembro, os brasileiros tem acesso facilitado às informações sobre as principais ações do Governo Federal em suas cidades, estados e em todo o país, através do ComunicaBR, uma nova plataforma online. Desenvolvida em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, a plataforma visa democratizar o acesso à informação governamental.

O ComunicaBR tem como objetivo tornar os dados de programas governamentais acessíveis por meio de uma interface simples e intuitiva, oferecendo informações atualizadas e contextualizadas. Usuários poderão baixar um arquivo PDF com detalhes das ações realizadas pelo Governo Federal em seu estado ou município em um mês específico.

A nova plataforma abrange informações sobre programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, entre outros, categorizados em setores como Agricultura, Cultura, Educação e Saúde. Os dados serão atualizados mensalmente, refletindo mudanças como o aumento no número de beneficiários de programas como Bolsa Família e Prouni.

Sandra Brandão, chefe do Gabinete Adjunto de Informações em Apoio à Decisão do Gabinete Pessoal do Presidente da República, destaca que a ComunicaBR é a primeira versão de um projeto em constante evolução e aprimoramento. O Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, enfatiza que a plataforma visa comunicar diretamente com a população e garantir a transparência das ações governamentais.

A intenção é atingir diversos públicos com a nova plataforma: 

» Para a sociedade como um todo, mostrar a correta aplicação dos recursos públicos e o alcance das diversas políticas

» Para jornalistas, fornecer dados de forma ativa e transparente, facilitando o acesso a informações essenciais sobre os programas do governo; no caso da mídia regional, dar acesso a um material inédito sobre suas regiões

» Para gestores públicos, mostrar a distribuição dos recursos e mostrar em que locais pode haver mais investimentos em revisões posteriores ou novos programas

» Para a iniciativa privada, mostrar locais que podem ser interessantes para novos investimentos

você pode gostar também

Comentários estão fechados.