Confronto entre Elon Musk e Alexandre de Moraes pode reativar contas suspensas no X

Elon Musk, proprietário da plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter), sinalizou neste sábado, dia 6, a possibilidade de descumprir ordens judiciais expedidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Musk cogita reativar contas previamente suspensas por decisões do ministro, afetando diretamente uma série de influenciadores e figuras proeminentes associadas ao bolsonarismo.

As contas em questão foram desativadas seguindo determinações de Alexandre de Moraes, que, nos últimos quatro anos, tem conduzido investigações relacionadas a milícias digitais e ao inquérito das fake news. Este último inquérito foca em ações coordenadas nas redes sociais destinadas a disseminar informações falsas e discursos de ódio, visando enfraquecer as instituições democráticas do país.

A ameaça de Musk de reativar as contas bloqueadas alegando ue as decisões de Alexandre de Moraes são autocráticas, que beiram a tirania. A medida proposta pelo empresário poderia restaurar a voz de diversas personalidades nas redes sociais, muitas das quais foram penalizadas soba a alegação de combater a propagação de fake news.

Este impasse não é somente uma questão de política interna brasileira, mas também um exemplo da tensão global entre plataformas de mídia social e governos na tentativa de regular o espaço digital. Enquanto Musk defende a reativação das contas como um gesto em favor da liberdade de expressão, as autoridades brasileiras, por meio das decisões de Moraes, defendem a importância de medidas judiciais para proteger a sociedade contra a manipulação e o abuso das redes.

A decisão final de Musk e suas implicações para a plataforma X permanecem uma questão aberta, destacando o equilíbrio entre a liberdade na internet e a responsabilidade social das plataformas digitais.

Confira a seguir as contas que hoje estão suspensas e podem ser reativadas:

  • Luciano Hang, empresário dono da Havan
  • Allan dos Santos, blogueiro
  • Daniel Silveira, ex-deputado cassado
  • Monark, youtuber
  • Oswaldo Eustáquio, blogueiro
  • Bernardo Kuster, jornalista
  • Roberto Jefferson, ex-deputado federal
  • Winston Lima, militar reformado da Marinha
  • Edgar Corona, empresário dono da Smart Fit
você pode gostar também

Comentários estão fechados.