Legislativo de Pato Branco homenageia desembargadora por destaque na atuação jurídica

Entrega da Moção de Aplauso foi realizada na quinta-feira (3), no Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de Pato Branco

Assessoria

De autoria do vereador Romulo Faggion (PSL), a Câmara Municipal de Pato Branco realizou na quinta-feira (3) a entrega de Moção de Aplauso para a desembargadora Astrid Maranhão de Carvalho Ruthes, pela grande atuação jurídica realizada em Pato Branco, de 1992 até 1995, e na magistratura do Estado do Paraná, até a atualidade. A solenidade, promovida no Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de Pato Branco – Desembargador James Pinto de Azevedo Portugal, contou com a presença de autoridades do Poder Legislativo e Judiciário, de Pato Branco e do Estado.

O presidente da Câmara, Claudemir Zanco (PL), fez a abertura da cerimônia contando que está há 16 anos atuando na política e que cada dia fica mais difícil continuar, pois o trabalho sério, cobrando as mudanças necessárias, fica comprometido pelas influências e pela desinformação das pessoas. “Quando venho ao Fórum, no entanto, eu me sinto muito bem, pois aqui temos magistrados que são referência para o Sudoeste, para o Paraná e para o Brasil, e esse canal aberto que temos, entre eles e a Câmara, é motivo de orgulho, pois sei que quem ganha são os pato-branquenses”.

A diretora do Fórum de Pato Branco, juíza Franciele Estela Albergoni de Souza Vairich, afirmou que é uma honra ceder o espaço para prestar essa justa homenagem para a desembargadora, que escreveu seu nome na história da Comarca. “Hoje estamos aqui tentando seguir o exemplo daqueles que nos antecederam, tentando continuar o bom nome da justiça, em Pato Branco, pois se os cidadãos, em nossa cidade, acreditam na justiça, é por conta da história que aqui foi construída”, ressaltou a juíza.

A advogada e presidente da OAB Pato Branco, Tania Mara Martini, contou que, ao longo dos anos, acompanha o trabalho da desembargadora. “Sempre abrindo caminhos, atuando com garra e persistência. Que ela sirva de exemplo para todas as mulheres, mostrando que podemos sempre chegar onde quisermos”, ressaltou.

O desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que também já atuou em Pato Branco e que esteve na cidade com uma programação do TRE, sobre as Eleições 2022, disse estar feliz em retornar em um momento especial. “Precisamos sempre celebrar e agradecer nossas conquistas, principalmente aquelas que ressaltam a nossa democracia, que é tão jovem, mas que gera oportunidades”, considerou.

O proponente da Moção de Aplauso, o vereador Romulo Faggion (PSL), ressaltou a importância que a desembargadora teve para cidade e para a representatividade feminina. “Eu me recordo dos relatos positivos, feitos na época em que a desembargadora atuou em nossa cidade. Era reconhecida como uma mulher de grande sabedoria, cortês e com excelente atuação profissional, sempre integrada com as demandas da sociedade, deixando um legado, especialmente, por ser uma mulher na função de juíza, naqueles tempos”, relembrou.

Memória

A desembargadora homenageada, Astrid Maranhão de Carvalho Ruthes, relembrou fatos de quando atuou em Pato Branco, inclusive do convívio com Frei Policarpo (falecido em 4 de outubro de 2020).

“Naquela época eu optei em vir para Pato Branco, deixando várias pessoas surpresas, mas eu havia vindo conhecer a cidade, antecipadamente, e gostei muito do ambiente e das pessoas. Ao longo do período em que passei aqui, realizamos ações notáveis, entre elas um Congresso, no qual houve uma Tribuna Livre, onde qualquer cidadão poderia utilizar para manifestar suas opiniões. Isso foi chocante para o Tribunal de Justiça, tanto que não tive apoio da Associação dos Magistrados, mas tive o apoio do prefeito da época, Clóvis Padoan, e dos empresários de Pato Branco. Foi um evento de três dias, com a participação de estudantes do curso de Direito da cidade de Curitiba, que vieram em três ônibus para assistir as palestras e participar do evento, que foi um grande sucesso, sendo um marco, não só pelas pessoas que participaram, mas também por ter mostrado a importância de preocupar-se com Pato Branco, promovendo e lutando pela cidade”, contou.

você pode gostar também
Deixe uma resposta