Legislativo sugere adequações de acessibilidade no Parque Ambiental

O vereador Rafael Celestrin (PSD) protocolou na Câmara Municipal de Pato Branco duas indicações ao Executivo Municipal para adequações relacionadas à acessibilidade no Parque Ambiental Vitório Piassa.

Através da Indicação nº 396, de 2022, o parlamentar solicitou algumas adequações, como a implantação de piso tátil, para melhor orientar as pessoas cegas dentro do parque e a indicação através de QR Code nas placas informativas, para que as pessoas com deficiência visual tenham mais autonomia quando circularem pelo local.

Também de autoria do vereador Celestrin, foi protocolada a Indicação nº 397, de 2022, que solicita ao Executivo “a implantação de recurso por QR Code no memorial histórico dentro do Parque Ambiental Vitório Piassa, possibilitando, assim, o acesso à informação sobre o mesmo por pessoas com deficiência visual”.

Segundo o parlamentar, a indicação se justifica pelo fato de o memorial histórico “não possuir nenhum tipo de recursos de acessibilidade. Atualmente é apenas possível realizar a leitura do memorial histórico por pessoas enxergantes, impossibilitando o acesso às pessoas com baixa visão ou com cegueira”.

Inclusão

Recentemente o vereador Celestrin esteve em São Paulo, participando da maior feira de tecnologia assistida da América Latina. No evento, participou de workshop sobre equoterapia, onde obteve informações para contribuir com o projeto de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Equoterapia, de sua autoria.

Sua intenção é que o projeto logo “saia do papel”, conforme anunciou. “Tanto é que fui para São Paulo especificamente para tratar da equoterapia, junto a maior associação de equoterapia do Brasil e América do Sul. Muitas informações valiosas que precisamos trazer para Pato Branco. Em breve o SUS vai aportar a equoterapia dentro do sistema. Da mesma forma, a aprovação pelo Senado em que os planos de saúde venham a oferecer a quem necessita. Minha parte como vereador por Pato Branco, estou fazendo. Mostrando para a sociedade a classe dos invisíveis. Todos merecem atenção, e o que eu puder fazer, através de projetos, viagens, cursos e especializações, farei pelos que foram esquecidos”, declarou o parlamentar nas redes sociais.

Enfrentamento da covid-19

Na sessão ordinária de quarta-feira (14), da Câmara Municipal de Pato Branco, foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 120, de 2022, de autoria do Executivo, que autoriza a abertura de crédito especial, no valor de R$ 80 mil, junto à Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o projeto, o recurso é oriundo da Portaria nº 3.978, de 28 de dezembro de 2021, do Ministério da Saúde, que credenciou, em caráter excepcional, estabelecimentos de saúde como Centros Comunitários de Referência para Enfrentamento da Covid-19 e como Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, e concedeu incentivo financeiro federal a ser transferido aos Fundos Municipais de Saúde.

De acordo com o projeto “na referida Portaria, o Município de Pato Branco ficou habilitado a receber o valor acima, o qual, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, será utilizado na aquisição de insumos e demais materiais necessários para a manutenção do Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19”.

você pode gostar também
Deixe uma resposta