Lideranças se manifestam pelo falecimento de Thomazoni

Aos tomarem conhecimento do falecimento de Ivo Thomazoni, lideranças políticas e sociais de Pato Branco e do sudoeste do Paraná se manifestaram.

Em nome da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, que preside a entidade regional declarou ser uma perda irreparável.

A nota por ele assinada lembra a trajetória como locutor da então Rádio Colmeia, hoje Rádio Celinauta, onde Thomazoni foi um dos protagonistas da Revolta de 1957, também chama de Revolta do Posseiros.

Também há menção aos anos de 1960-1964, quando pela UDN (União Democrática Nacional), atuou como prefeito de Pato Branco, e em 1966 assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), sendo reeleito em 1970, 1974 e 1978, as duas últimas como o deputado estadual mais votado do Sudoeste.

Na Assembleia, foi líder dos governos Jayme Canet Júnior e Ney Braga, e, ainda, presidente da Casa, no biênio 1977/1978.

Encerrou sua trajetória política como auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR).

“Indubitavelmente, os destinos do Sudoeste não seriam os mesmos sem a atuação de valorosos líderes que, nas décadas de 50 e 60, ousaram e encorajaram nossa gente. E, Ivo Thomazoni foi uma dessas pessoas, pois, mudou o destino de nossa região, contribuiu e protagonizou um momento épico”, Fontana encerra a nota desejando condolências “aos familiares, amigos e cidadãos pato-branquenses.”

Câmara de Pato Branco

Em suas redes sociais, a Câmara Municipal de Pato Branco também se manifestou quanto o falecimento de Thomazoni, “um líder político que contribuiu para a formação do Sudoeste do Paraná como o conhecemos na atualidade. Enquanto radialista, foi peça mobilizadora fundamental durante a Revolta dos Posseiros.”

O Legislativo lembrou ainda que sua atuação foi reconhecida em vários do Sudoeste. Em Pato Branco, onde teve maior atuação, recebeu o Título de Cidadão Honorário em 1979, por proposição do vereador David Fernandes Miguel, e em 2007, no aniversário de 50 anos da Revolta dos Posseiros, Moção de Aplauso, proposto pela Casa.

“Ivo Thomazoni foi um dos mais influentes políticos da história da nossa região, sendo exemplo para as gerações que o seguiram e que também acreditam na política como meio para as mudanças sociais, e a Câmara de Vereadores de Pato Branco, por meio de seus servidores, vereadores e assessores, lamenta seu falecimento, presta respeito e envia sentimentos para toda a família, amigos e a todos que lutaram e trabalharam lado a lado com Ivo. A sua história de vida, por meio dos livros e entrevistas, foi eternizada para ser conhecida e recontada, para que nunca se apague da memória dos sudoestinos, a história de luta pela terra e direito a um futuro, feita por mobilização e união popular”, encerra a manifestação.

Lideranças políticas

Ex-deputado estadual e ex-prefeito de Pato Branco e agora secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Augustinho Zucchi declarou “Ivo Thomazoni foi indubitavelmente um grande líder da região sudoeste do Paraná. Marcou sua história pela postura firme, mas um homem, sereno, educado, de boa relação, que fez por merecer todas as instâncias dos cargos públicos que ocupou.”

Zucchi descreveu Thomazoni, como uma pessoa que tinha vocação pública, “foi uma pessoa que marcou sua época com trabalho político enorme (…), especialmente como prefeito deixou um legado para Pato Branco.”

Também recordou a atuação político-social, “um líder que merece destaque especialmente no movimento social e civil que marcou a história da nossa região, e que foi notícia nacional e internacional, que foi a Revolta dos Posseiros”, pontuou Zucchi recordando que quando esteve em Pato Branco devido as atividades alusivas ao aniversário da Revolta dos Posseiros, e também por sessões especiais da Alep, esteve mais próximo de Thomazoni.

Externando suas condolências à família, Zucchi destacou que Thomazoni “viveu seu tempo, com grande intensidade. Ocupou o espaço político que realmente merecia e pela competência que tinha se estabeleceu, como uma das grandes lideranças que marcou a história do sudoeste do Paraná, e sempre teve uma referência respeitosa no nosso estado.”

Zucchi sobre Thomazoni

“O Ivo Tomazoni faz parte marcante da história política do sudoeste do Paraná. Defensor da nossa região e um homem do rádio, sempre atuou em favor das nossas bandeiras e necessidades. Teve passagem marcante na Prefeitura da nossa Pato Branco e como presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. Seus ensinamentos ficam gravados na memória e estarão perpetuados pelas novas gerações. Fica meu abraço fraterno aos familiares e amigos nesse momento de despedida”, assim manifestou o deputado estadual, Guto Silva.

“Um homem exemplar, amigo, parceiro leal e como político um batalhador pelo Paraná”, afirmou o deputado estadual Luiz Fernando Guerra ao completar, “valoroso defensor de boas e nobres causas, foi pioneiro na comunicação através do rádio, prefeito, deputado estadual e um dos principais incentivadores dos acontecimentos das páginas da história do nosso sudoeste e Paraná.”

Guerra também manifestou que “mais uma voz inspiradora que se cala, mas que seu eco estará para sempre eum nosso meio como exemplo e lição.”

História

Cirene Miotto, autora do livro Rádio Celinauta 50 anos – Ondas que unem o Sudoeste do Paraná, lançado em 2004, conviveu com Thomazoni para a elaboração da obra.

Para a jornalista, “ele deixou sua história e seu legado”. Segundo ela, para escrever seu livro foram mais de dez viagens para Curitiba, o que resultou em uma aproximação bastante forte, o que rendeu também em visitas entre as famílias. “Seu Ivo, teve como político a comunicação como aliada, porque fez parte da vida dele. Ele nasceu na rádio, foi prefeito, pela rádio e deputado. Então a imprensa sempre esteve presente.”

você pode gostar também
Deixe uma resposta