MetSul indica chuva forte no Rio Grande do Sul neste domingo 16/05

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta de chuva intensa para este domingo no Rio Grande do Sul, especialmente do Centro para o Norte do estado. A previsão indica volumes muito altos de precipitação em um curto período, que podem ser excessivos em algumas localidades.

Precipitação Iniciada no Sábado

A chuva começou neste sábado na maioria das regiões gaúchas, mas os acumulados ainda não são significativos. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia mostram volumes de 28 mm em Pelotas, 26 mm no Chuí, 22 mm em Canguçu, e menores em outras cidades como Santiago e Cambará do Sul. Esse cenário mudará drasticamente no domingo.

Expectativa para Domingo

A previsão é que uma frente fria semi-estacionária sobre o estado, combinada com um canal de umidade a Leste dos Andes e uma área de baixa pressão vinda do Nordeste da Argentina e Paraguai, traga chuva intensa. O Rio Grande do Sul estará entre ar mais frio ao Sul e quente ao Norte, aumentando a umidade e a precipitação.

Áreas Mais Afetadas

Os maiores volumes de chuva são esperados do Centro para o Norte do estado, especialmente em uma faixa que inclui parte do Noroeste, o Centro do estado, os vales, Grande Porto Alegre, Sul da Serra e Litoral Norte. Porto Alegre e região metropolitana podem receber entre 50 mm e 150 mm em 24h a 36h, com possibilidade de trovoadas e ventos de 50 a 70 km/h, aumentando o risco de quedas de árvores.

Impactos da Chuva

Segundo o MetSul os volumes previstos para 24h a 48h podem atingir ou superar a média histórica de precipitação de junho (130 mm a 150 mm), gerando alagamentos em áreas urbanas, especialmente em cidades recentemente afetadas por enchentes. A grande quantidade de lixo e entulho nas ruas de Porto Alegre e região metropolitana, como Canoas e Eldorado do Sul, agrava o risco de alagamentos.

LEIA MAIS

Riscos de Deslizamentos e Cheias

Há risco de deslizamentos de terra e queda de barreiras, principalmente na Serra Gaúcha, onde o solo permanece instável após as intensas chuvas de abril e maio. Os rios nas bacias do Uruguai, Jacuí, Taquari, Caí, Sinos e Gravataí devem se elevar, com potencial de cheias mais tarde na semana.

Preparativos e Orientações

  • Priorize a segurança: Evite áreas propensas a alagamentos e deslizamentos.
  • Monitore atualizações meteorológicas: Fique atento às previsões e alertas emitidos pela MetSul Meteorologia.
  • Prepare-se para interrupções: Esteja preparado para possíveis cortes de energia e interrupções no trânsito devido às condições meteorológicas.

A sequência de dias com chuva e os volumes altos esperados para este domingo demandam atenção e precauções por parte da população e autoridades.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.