Nova pesquisa aponta liderança de Alvaro Dias ao Senado

O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) divulgou na tarde da quarta-feira (6), o resultado da pesquisa que mostra a intenção de votos do eleitorado paranaense para o Senado nas eleições de 2022.

Dois cenários foram expostos para os entrevistados de maneira estimulada, ou seja, dando os nomes dos candidatos como opção. No primeiro, o Senador Alvaro Dias tem 45% das intenções de votos, uma diferença muito superior em relação ao segundo colocado, Dr Rosinha, que atingiu apenas 10%. Paulo Martins ficou em terceiro lugar, com 8% de preferência do eleitorado.

No segundo cenário, o nome do ex-juiz Sergio Moro, ainda não confirmado como candidato, foi incluído na pesquisa. Mais uma vez Alvaro Dias fica na liderança com 31% das intenções de votos contra 24% de Moro. Os demais candidatos mantêm números muito parecidos nas duas apurações. Aline Sleutjes e Guto Silva não tiveram mais que 5% das intenções de votos.

A pesquisa quantitativa, realizada por telefone com 1000 eleitores de várias regiões do estado, pediu também para que os entrevistados indicassem de maneira espontânea o nome do seu candidato para o Senado. Alvaro Dias foi lembrado por 6% da população e Sergio Moro por 4%; Dr Rosinha, Paulo Martins, Aline Sleutjes e Gustavo Fruet por apenas 1% e Guto Silva não foi citado.

Moro tem maior rejeição entre os candidatos

De acordo com o IPESPE, o ex-juiz Sergio Moro lidera o ranking de rejeição entre o eleitorado paranaense. Dos entrevistados, 31% disseram que não votariam em Moro para Senador. Dr Rosinha teve 28% de índice de rejeição e Alvaro Dias 17%.

A pesquisa IPESPE está registrada no TSE PR 01338/2022 e BR 08536/2022. Realizada entre os dias 29 de junho e 1 de julho, sua margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95,5%.

Pesquisa do Instituto IRG

Divulgada na última segunda-feira e realizada entre os dias 29 de junho e 3 de julho, a pesquisa do IRG adiantou a preferência do Senador Alvaro Dias para a reeleição com 40,30%. Sergio Moro ficou em segundo lugar com 27,71% de votos válidos e Paulo Martins, com 8,82%.

Os demais nomes, supostos pré-candidatos ao Senado Federal, obtiveram os seguintes resultados:  Doutor Rosinha com 7,93%, Deputada Aline Sleutjes com 4,41%, Guto Silva com 3,9%, Orlando Pessuti com 3,78% e Waldir Rossoni com 2,39 %.

A pesquisa do Instituo IRG está registrada no TSE PR-03374-2022 e BR06776-2022. Para sua realização, 1500 pessoas acima de 16 anos foram entrevistadas em várias cidades do estado. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta