Ratinho Junior foi reeleito com 69,6% dos votos no Paraná

Cristina Vargas com agências

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), foi reeleito no domingo (2), em primeiro turno, para mais quatro anos de mandato com 69,6% dos votos válidos. Eleito em 2018 com 59,99% dos votos válidos (3.210.712), ele recebeu mais uma votação histórica, dez pontos percentuais acima do pleito anterior ou 1 milhão de votos a mais.

Neste ano foram 4.243.292 votos, quase três vezes mais do que o segundo colocado, Roberto Requião (PT), que ficou com 26,2% dos votos, segundo dados computados no domingo, com as urnas apuradas.

Aos 41 anos, Ratinho Junior foi o primeiro governador eleito do País no domingo e o segundo com a maior votação proporcional do País (apenas Helder Barbalho, do Pará, com 70,4%, ficou na frente, uma diferença de menos de um ponto percentual). Ratinho também é o mais jovem reeleito da história democrática do Paraná.

Ratinho Junior despontava como favorito nas pesquisas durante a campanha e manteve aprovação alta no Estado durante os quatro anos de gestão. A coligação vencedora, com Darci Piana (PSD) como vice-governador, contou com PSD, Republicanos, MDB, Solidariedade, PL, União Brasil, PMB, PP, AGIR, PROS e PTB.

“Obrigado, Paraná, por mais uma vez acreditar em um pé vermelho sonhador. Tenho orgulho de continuar a trabalhar nessa transformação”, disse o governador reeleito logo após a confirmação do resultado.

Grande projeto

Segundo anunciou, Ratinho dará continuidade a um grande projeto iniciado em janeiro de 2019. “Durante o seu primeiro mandato, entre 2019 e 2022, o Paraná se tornou um exemplo global de sustentabilidade reconhecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), teve as menores taxas de desemprego e os melhores indicadores de segurança pública em uma década, e conquistou mais de R$ 120 bilhões em investimentos privados”, divulgou o governo.

Infraestrutura

O anúncio destaca ainda que Ratinho “também enfrentou grandes desafios na área da infraestrutura, com o objetivo de transformar o Paraná na central logística da América Latina. Foi assim com a construção da segunda ponte Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu; a pavimentação da Estrada da Boiadeira, em Umuarama; a construção do Trevo Cataratas, em Cascavel; a duplicação da Rodovia dos Minérios, da Região Metropolitana de Curitiba; a recuperação da Orla de Matinhos e a licitação e os estudos da Ponte de Guaratuba, no Litoral; e a nova concessão rodoviária”.

Geração de emprego

Outro foco da nova gestão, segundo o governo, será na geração de emprego e na manutenção dos grandes programas sociais. “Durante seu primeiro mandato mais de 360 mil vagas com carteira assinada foram abertas. Ao longo da campanha, ele também defendeu a ampliação de investimentos em habitação e na agricultura familiar, manter a modernização da máquina pública e as grandes políticas de descentralização dos atendimentos em saúde e evolução da rede estadual de educação, e tornar o Estado cada vez mais protagonista no cenário nacional”.

Vice-governador

O novo mandato também marca o retorno da dobradinha com o empresário Darci Piana (PSD), reeleito vice-governador. Ele é economista e Cidadão Honorário do Estado do Paraná. Nasceu em Carazinho (RS) e reside no Paraná há vários anos. É presidente licenciado da Fecomércio e já presidiu o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios no Estado do Paraná (Sincopeças) e o Paraná Clube. Tem 80 anos.

Maior votação da história do Paraná

– Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) fez história no domingo (2) ao ser reeleito governador do Paraná. Após a apuração de 100% das urnas no Estado, ele foi o escolhido de 4.243.292 de eleitores paranaenses, o maior volume de votos recebido por um governador eleito ou reeleito.

– Ele bateu um recorde que até então era do ex-governador Beto Richa (PSDB), quando foi reeleito em 2014 com 3,3 milhões de votos. Além de superar a antiga marca em mais de 1 milhão de votos, Ratinho Junior tem agora duas das três maiores votações da história do Paraná: 2022 – Ratinho Junior (PSD): 4.243.292; 2014 – Beto Richa (PSDB): 3.301.322; e 2018 – Ratinho Junior (PSD): 3.210.712.

– O resultado não é exatamente uma surpresa. Ratinho Junior liderou todas as sondagens realizadas pelos institutos de pesquisa feitos no Paraná com ampla vantagem em relação aos seus candidatos e demonstrou tendência de crescimento ao longo dos últimos levantamentos.

– A sua coligação, formada por 11 partidos, lhe garantiu o maior tempo de propaganda eleitoral no rádio e TV. Além disso, o governador terá ampla maioria em sua base de apoio na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e no Congresso Nacional.

– Com 69,64% dos votos válidos, Ratinho Junior também alcançou a maior votação proporcional entre os governadores dos maiores colégios eleitorais do País. Entre os 27 entes federativos, ele ficou atrás apenas de Helder Barbalho (MDB), do Pará, que teve menos de um ponto percentual a mais em seu estado.

– Governadores eleitos ou reeleitos com os maiores índices de votação: Helder Barbalho (MDB) – Pará: 70,4%; Ratinho Junior (PSD) – Paraná: 69,6%; e Mauro Mendes (União Brasil) – Mato Grosso: 68,4%.

você pode gostar também
Deixe uma resposta