Secretário da Sedu, vereadores e deputados garantem recursos para Pato Branco

Vereadores, deputados e o secretário debateram sobre a Casa de Passagem animal e a mobilidade urbana com foco em turismo – Foto: Assessoria/CMPB

Uma comitiva do Legislativo de Pato Branco, formada pelos vereadores Claudemir Zanco (PL), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), Thania Maria Caminski Gehlen (DEM), Eduardo Albani Dala Costa (MDB) e Romulo Faggion (PSL), se reuniu com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedu), Augustinho Zucchi, na manhã dessa terça-feira (8), em Curitiba.

O encontro contou também com a presença dos deputados Estadual, Luiz Fernando Guerra Filho (PSL), e Federal, Fernando Giacobo (PL). Entre os assuntos em pauta a Casa de Passagem Animal e a mobilidade para o turismo no interior.

Na oportunidade, Zucchi contou que recebeu o pedido de agenda dos deputados e atendeu com prazer. Segundo ele, o objetivo dos parlamentares, junto com os vereadores, foi debater sobre as demandas da cidade, pedir recursos para Pato Branco, reforçar os recursos que já foram destinados pelo governador Ratinho Junior (PSL) e pelo governo do Estado de forma geral.

“O que tenho a dizer é que as reivindicações são bem-vindas e os compromissos que o governador assumiu, vamos cumprir. A nossa intenção é atender a todo que venham até a nossa Secretaria, porém temos um carinho enorme e um amor muito grande pela nossa querida cidade. Toda vez que falamos de Pato Branco, a gente enche os olhos e o coração fica grande. Então, tudo que podemos fazer pela nossa cidade, vamos fazer”, frisou.

O presidente do Legislativo, Claudemir Zanco, pontuou que havia essa demanda com a causa animal, com emenda Federal, “que foi assumida hoje [terça, dia 8] pelo secretário da Sedu do governo do Estado, unicamente dependendo que o nosso prefeito envie para cá [Curitiba], o projeto da Casa de Passagem, no valor de R$ 1,6 milhão, para que já seja liberado esse recurso, seja tramitado e saia do papel esse sonho”.

Compromisso

De modo geral, Zanco resumiu que a agenda em Curitiba foi positiva. Segundo ele, Pato Branco tinha um compromisso para a causa animal com o deputado Giacobo, como uma emenda de sua autoria, para a construção da Casa de Passagem Animal.

“Esse convênio vai ser via Estado do Paraná. Saímos da Secretaria com o compromisso assumido do secretário, Augustinho Zucchi, e do governo do Estado, em repassar este recurso. Vamos nos reunir com representantes da causa animal e a vereadora Thania para repassar as informações. Agora, tudo depende unicamente do projeto da Casa de Passagem no Paranacidade para que o recurso seja liberado. É um compromisso assumido com os vereadores e com a cidade de Pato Branco, que estão debatendo e defendendo a causa animal”, destacou Zanco.

A vereadora Thania ressaltou que está tudo certo para a construção do canil. “Estou muito feliz. Só precisamos agora que o Executivo mande o projeto para que o dinheiro seja destinado à obra”, comemorou.

Mobilidade urbana

Zanco também comentou que foi debatido com Zucchi a liberação de recurso para a mobilidade urbana, mais precisamente voltada ao desenvolvimento turístico do município.

De acordo com o presidente da Câmara de Pato Branco, não é possível ainda afirmar valores, contudo há a sinalização da Sedu – e portanto, do governo do Estado – para que, havendo a mobilização do Executivo Municipal, dos demais entes envolvidos para a criação “do planejamento turístico no interior do município, que viabilize o projeto”, a Secretaria vai liberar o recurso.

Zanco afirmou que com o retorno da comitiva, o prefeito Robson Cantu (PSD) será contatado para alinhar a situação e fazer com que se torne realidade. Contudo, destacou também que é preciso mobilizar os setores para debater qual será o local para a viabilização do recurso.

Vale lembrar que em 2021, durante a presença do governador Ratinho Junior em Pato Branco, para a inauguração do primeiro trecho do contorno Noroeste, um grupo de vereadores entregou a ele o pedido de ciclovia do trevo do Viaduto [do Patinho] até o trevo do contorno na PR-493.

Zanco ponderou que as tratativas de mobilidade urbana tem relação com o turismo e por consequência o cicloturismo, mas – cauteloso – afirmou que é preciso visualizar em qual região será criado isso “para que o Município formalize um projeto, já que o secretário [Zucchi] nos garantiu o recurso”.

Assista, através do link a seguir, às entrevistas realizadas em Curitiba: https://youtu.be/0ibVjx1mwKw

você pode gostar também
Deixe uma resposta