Vitorino quer implantar novo modelo de gestão na saúde neste ano

O prefeito de Vitorino, Marciano Vottri avalia o primeiro ano de sua gestão como de bastante trabalho, o que segundo ele, possibilitou implementar seu modelo de administração.

Afirmando ter conseguido pôr em prática seu regime de trabalho em quase todas as pastas, o prefeito fala que o desafio para 2022 serão ajustes na gestão da saúde pública municipal.

“Teremos pela frente um ano de grandes obras visto o que planejamos”, contudo, é na Saúde que devem ocorrer as transformações mais amplas. “Hoje Vitorino é muito dependente da Saúde de Pato Branco e pretendemos ter uma oferta maior de médicos, atendimento em horários diferenciados e um modelo de gestão que zere as filas, tanto de exames, como de cirurgias”, afirma Vottri ao comentar que a intenção é de que além de zeras as filas da saúde, seja disponibilizado atendimento médico “quase que integralmente.”

O prefeito que pensa em aproveitar a atual estrutura do Posto de Saúde, para a transformação no atendimento da população, também projeta obras para o início deste ano, que começaram a ganhar corpo ainda em 2021, como a reforma e ampliação do novo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Secretaria de Assistência Social; e da praça Arnoldo Antunes Barbosa.

“Nossa gestão em 2021, foi pautada na eficiência e economia”, diz ele, dando como exemplo um baixo comprometimento dos recursos do Município com folha de pagamento dos servidores, e completando, “a economia feita, servirá para as contrapartidas das obras que vem pela frente”, pontua, destacando que por ser ano eleitoral, 2022 terá uma série de condicionantes.

Trabalho

Em uma rápida avaliação das ações desempenhas no ano passado, Vottri pondera que o saldo foi positivo. “Trabalhamos muito em 2021, onde pensamos a grande maioria dos nossos projetos para que eles aconteçam de fato em 2022.”

Recordando que durante a campanha, em 2020, defendeu a administração voltada a inovação e tecnologia, o prefeito afirma que conseguiu viabilizar o primeiro projeto habitacional do município após 10 anos.

“A licitação para a construção de 50 unidades em nossa cidade deve acontecer ainda este mês. Mas, já temos mais uma área com potencial para mais 30 ou 40 unidades”, afirma Vottri ao revelar que a intenção até o final do mandato é de atingido mais de 100 imóveis residenciais.

Na lista dos projetos desenvolvidos no ano passado, o estímulo a geração de emprego e renda, ao desenvolver o programa Emprega Mais Vitorino, em parceria com o Posto Avançado da Agência do Trabalhador, que possibilita a qualificação da mão de obra dentro do próprio município e de acordo com a necessidade dos empregadores.

Mesmo colocado em prática na segunda metade do ano passado, o programa já contribui para os bons números, uma vez que, de janeiro a novembro de 2021, Vitorino registrou saldo positivo de 155 postos de trabalho segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

O outro pilar das estratégias de geração de emprego, mesmo estabelecida no ano passado, deve de fato ser vislumbrado este ano. O Município vem trabalhando para a criação de um novo complexo industrial ao lado da PR-280.

Saneamento Básico

2021 também foi o ano que marcou o início das obras de coleta, transporte e tratamento de esgoto em Vitorino.

O projeto antigo, começou a sair do papel e se cumprindo o prazo contratual, em 14 meses, do início das ações, deve atender mil unidades consumidoras, no principal núcleo urbano do município.

Ao mesmo tempo, o Executivo vem trabalhando juntamente com a Sanepar para ampliar a área de cobertura do saneamento básico, nesta nova etapa, no bairro Araucária Park, na divisa com Santa Catarina.

você pode gostar também
Deixe uma resposta